Com acesso gratuito, o espetáculo conta com peças musicais que evidenciam o primor e o brilhantismo do período barroco. Entre elas, estão “Glória (Glória RV 589)” e “Primavera” de As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
A Fundação Social Raimundo Fagner (FRFagner) apresenta neste mês de novembro o espetáculo cênico musical inédito “Vivaldi em verso e canção”. Ele será apresentado pela Orquestra e Coro da instituição, no dia 22 de novembro, no Theatro José de Alencar (TJA) e no dia 29, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Jangurussu, ambos às 15h. Ao todo, são 55 jovens músicos, de 11 a 16 anos, entre flautistas, violinistas, coristas, atores e atrizes. A regência é do maestro Eduardo Saboya.
Com acesso gratuito, o espetáculo vai transportar o público para a época do barroco tardio, com peças do compositor italiano Antonio Vivaldi. No repertório, composições como Glória (Glória RV 589) e Primavera, de As Quatro Estações, duas de suas peças mais populares.
Além do repertório erudito das peças de Vivaldi, o espetáculo trará referências das Belas Artes, a partir de obras dos artistas Caravaggio, Diego Velázquez e Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), que serão ressignificadas numa encenação coreográfica e poética.
O espetáculo cênico musical “Vivaldi em verso e canção” faz parte do programa pedagógico “Aprendendo com Arte” da Fundação Social Raimundo Fagner. É uma realização da Fundação Raimundo Fagner com patrocínio do Grupo Três Corações, Prefeitura Municipal de Orós, Comdica, Programa Amigos de Valor, Rede Dors, Fundação Banco do Brasil – Programa AABB Comunidade, Marquise, Diadema, Ceneged, Hidrotintas, São Braz, SESC, Mesa Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e Governo Federal.
FRFAGNER
Criada em abril de 2000, a Fundação Social Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.
As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades formativas nas diversas áreas artísticas. A realização de cursos e oficinas de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas, os Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como, seus espetáculos: Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, Siará Grande, Pastoril, A Princesa e o Sapo, Sarau Imperial, e concerto com músicas ibero-americanas dos séculos XVI/XVIII.
Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 23 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).
SERVIÇO
Espetáculo cênico musical “Vivaldi em verso e canção” – Dia 22 de novembro, às 15h, no Theatro José de Alencar (End: Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro) e no dia 29, às 15h, no CUCA Jangurussu (End: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu). Acesso gratuito. Informações: https://www.frfagner.org.br/ | Redes sociais: @frfagner.