“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho; “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley; e os curtas do projeto Directors’ Factory Ceará Brasil, com mentoria de Karim Aïnouz, estão representando o Brasil no circuito de festivais nacionais e internacionais de 2025. Essas produções farão parte da programação da 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O evento acontecerá de 20 a 26 de setembro de 2025, em Fortaleza.
Exibição Espacial: O Agente Secreto
Os filmes listados farão parte das Exibições Especiais do festival. A exibição de “O Agente Secreto” integra a série de sessões especiais que recebe, antes de sua estreia nacional no dia 6 de novembro. O filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. No entanto, ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Exibição Espacial: Para Vigo Me Voy!
O filme “Para Vigo Me Voy!” chega ao Cine Ceará após o lançamento mundial em Cannes e a estreia brasileira na competição do Festival de Gramado. O documentário é uma viagem cinematográfica pela trajetória do cineasta Cacá Diegues, revelando a capacidade única de capturar o espírito do tempo presente em suas narrativas.
Exibição Espacial: curtas do Directors’ Factory Ceará Brasil
O programa Directors’ Factory Ceará Brasil enfatiza a formação profissional de jovens realizadores, em uma perspectiva de internacionalização da produção audiovisual regional. Ele abriu a Quinzena de Cineastas, em Cannes, e agora apresenta, no Cine Ceará, a coletânea de curtas. São eles: “A Fera do Mangue”, de Wara (Ceará) e Sivan Noam Shimon (Israel); “A Vaqueira, A Dançarina e O Porco”, de Stella Carneiro (Alagoas) e Ary Zara (Portugal); “Ponto Cego”, de Luciana Vieira (Ceará) e Marcel Beltrán (Cuba); e “Como Ler o Vento”, de Bernardo Ale Abinader (Amazonas) e Sharon Hakim (França).
O programa Directors’ Factory Ceará Brasil é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura. Tem colaboração com o Instituto Mirante de Arte e Cultura / Museu da Imagem e do Som do Ceará e o Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes. O apoio é do Projeto Paradiso. É produzido pela Cinema Inflamável e pela DW, em associação com Nigéria Filmes, Marrevolto, Onça Preta Filmes e Sereia Filmes, todas empresas produtoras cearenses.
Confira mais notícias
Semana no Esquina Brasil/Nega Teresa tem forró, samba, pagode e stand-up
Cine Ceará
Realizado anualmente desde 1991, quando foi lançado como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, o Cine Ceará acontece de forma ininterrupta. Desde 2006, adotou seu formato atual, voltado para a exibição de produções da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. A 35ª edição é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, além do apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Conta ainda com o apoio do Porto do Pecém, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual.