Com transmitidos pelo canal do festival no Youtube, o evento apresenta atrações como o Ricardo Puccetti do Lume Teatro (SP), considerado referência internacional na arte do Palhaçaria, que fará o espetáculo “La Scarpeta”
As apresentações artísticas circenses da 7ª edição do Festival Vaia começam nesta quarta-feira (24) no canal do festival no Youtube, sempre às 19h. Essa é a terceira etapa da edição 2021, que segue até domingo (28) com exibição de espetáculos circenses de artistas e companhias cearenses e de São Paulo. As duas primeiras etapas ocorreram em fevereiro e no início de março, quando ocorreram as gravações dos espetáculos cearenses no Theatro José de Alencar e o Retiro de Palhaçaria, uma formação sobre essa arte que encanta e diverte. A programação é toda gratuita!
Na quarta-feira, dia 24, o festival abre a programação artística com a exibição do espetáculo “Afinando” do K’Os Coletivo, um grande show musical da Tramelaiscóvisky Ravel Bach e seu fiel Assistente Pipiu. Preparem os ouvidos! Em seguida, o Dança do Coco de Praia do Iguape Mestre Cabral apresenta através do som do seu sapateado a tradição que é passada de pai para filho com a originalidade da cultura do seu povo.
No dia 25, quinta-feira, haverá a apresentação dos alunos participantes do “Retiro de Direção de Números On-line” sob orientação de Ricardo Puccetti da companhia Lume Teatro (SP). Na sequência, o Coletivo FusCirco promete levar o público ao delírio com “O MonoCiclo Girafa”. O palhaço Pitchula com a ajuda da parceira Rupi vai mostrar toda a sua habilidade e coragem ao jogar para cima três facões, com os olhos vendados e em cima do monociclo girafa. Logo depois, será exibido o espetáculo “Circo de uma Mulher Só”, no qual a Mayara Maria da Cia Itinerante de Malabares dá vida a palhaça Florida Pereba, que nada satisfeita em estar sempre à sombra do universo masculino das estrelas do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo.
A companhia Laguz Circo abre a programação de sexta-feira (26), com o espetáculo “Pedra no Sapato”, que apresenta através da relação entre dois palhaços, o artista Suspiro e a faxineira do teatro Burbuja, a discussão sobre as dificuldades das relações humanas e a questão de aprender a respeitar e conviver com o outro. Em seguida, o público assistirá o “Seu Faltoso Vem Aí” com Pablo Bailoni da Cia Itinerante de Malabares. Por meio da utilização das técnicas do malabarismo, acrobacia e comicidade física, o espetáculo apresenta as dificuldades e as intempéries da relação do Seu Faltoso com sua bola azul Ámada.
No fim de semana tem mais programação no canal do Festival Vaia no Youtube. A partir das 19h, no sábado (27), tem “Junto e Misturado” com o Grupo Desequilibradoz, que narra a história da Genisvalda, uma guerreira da sobrevivência que se depara com uma trupe circense, que por meio de sua arte encanta e se deixa encantar por onde passa, como em um maravilhoso baião de dois. Na sequência, o público vai conferir um palhaço que se acha mágico no espetáculo “MÁ –GÍ- ÁH!”, do palhaço Bibildo do Grupo Panelinha de Teatro.
A programação encerra no domingo, dia 28, com o espetáculo “La Scarpeta” com o Ricardo Puccetti do Lume Teatro (SP), considerado referência internacional na arte do Palhaço. Ele interpreta o palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda a obra”, que se apresenta com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos.
A 7ª edição do Festival Vaia é realizada pela Universidade das Artes, com parceria do K’Os Coletivo, apoio institucional do Theatro José de Alencar e Prefeitura de Aquiraz. Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de Junho de 2020 – Lei ALDIR BLANC de Emergência Cultural – Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festivais Lei Aldir Blanc Ceará.