Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

‘Festival Mi’, da Secretaria da Cultura do Ceará, está com inscrições abertas para oficinas da 19ª edição

Realizado em Viçosa do Ceará, a 19ª edição do Festival Mi – Música na Ibiapaba acontece de 20 a 27 de julho com ações de formação musical e apresentações artísticas.

Já é tradição! Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram em Viçosa do Ceará, cidade serrana localizada a cerca de 360Km da capital Fortaleza, para uma semana de música em escolas, teatro, ruas e praças. É lá que, desde 2004, acontece o ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil.

Para a 19ª edição, que acontecerá de 20 a 27 de julho deste ano, as inscrições estão abertas de 1º a 12 de junho no Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5307/). A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secult e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O processo seletivo conta com 700 vagas para 68 atividades formativas, sendo 67 em Viçosa do Ceará, entre oficinas e práticas de grupo. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

Entre as oficinas principais, por categoria, boa parte é de instrumento musical: Cordas Dedilhadas (violão, guitarra elétrica e contrabaixo elétrico), Teclas (piano popular e sanfona), Percussão (popular e para banda e orquestra), Sopros/madeiras (flauta-doce, flauta transversal, clarinete e saxofone), Sopros/metais (trompete, trompa, trombone e eufônio/tuba) e Cordas Friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico nos níveis iniciante e avançado).

Canto Solista, com foco na música popular, e Regência, para Coral e Banda, também estão entre as oficinas. Mais quatro atividades formativas são destinadas especialmente aos profissionais do ensino da música: O Coro Infantil na Arte-Educação, A Percussão na Arte-Educação, A Musicalização Infantil na Arte-Educação e Musicalização Infantil destinada a crianças da região.

Como parte intrínseca das políticas da Secult, a acessibilidade cultural no Festival Mi é transversal, com o envolvimento de todos. Além de contar com pessoas com deficiência entre professores, artistas e na equipe de coordenação, três oficinas principais são de educação musical para autistas, para pessoas cegas e para pessoas surdas.

Também estão entre as atividades formativas principais do Mi as oficinas de elaboração de projetos e prestação de contas, oficinas de criação musical, direito autoral e arranjo musical, além de oficina de manutenção de instrumentos de sopro e vivência com os Mestres e Mestras da Cultural Popular.

As práticas de grupos são: camerata de violões, grupos de flautas, de choro, big band, orquestra de cordas, orquestra sinfônica, grupo regional, pop rock, banda, grupo de MPB e coral. Entre as oficinas optativas, os participantes poderão escolher atividades como: A música e o cinema na sala de aula, Educação musical – conectando diferentes linguagens, Psicomotricidade aplicada ao aprendizado musical e a oficina de Percussão Corporal.

A seleção e avaliação dos classificados será feita pela Coordenação Pedagógica do Festival Mi e a lista final dos participantes deverá ser anunciada no dia 9 de julho. Esta edição do Mi tem a coordenação geral de Selma Santiago, que compõe o Núcleo Gestor da Secult na área de Políticas para as Artes, e a coordenação pedagógica de Liu Man Ying e Leandro Serafim.

Sobre o evento

O Festival Mi – Música na Ibiapaba é um Evento Estruturante da Secult Ceará, sendo uma peça fundamental do processo de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. Além de oficinas, o Festival leva aos palcos apresentações musicais de alunos e professores participantes e de artistas convidados, que dialogam com diversas experiências formativas.

O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Tem como parceiros a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-CE), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

Serviço

19º Festival Mi – Música na Ibiapaba

Inscrições para oficinas: 1º a 12 de junho de 2024

Onde: Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5307/).

Gratuito.

 

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.