Vai ter programação online do Festival Jazz & Blues no Carnaval. Os shows realizados no dia 16 deste mês em Fortaleza serão exibidos no site www.jazzeblues.com.br e no canal jazzebluesce no YouTube. A cada dia, de 26 de fevereiro a 01 de março (sábado a terça), às 19 horas, estreia um episódio diferente, cada um com duas das atrações, e poderão ser assistidos no canal por tempo indeterminado.
Mais do que lives de shows, o Festival Jazz & Blues Edição Especial proporciona ao público neste Carnaval um pouco do conceito que marca o evento há mais de duas décadas. Quem não teve a chance de assistir presencialmente, vai poder ver de forma online, e quem foi, vai rever aquele momento especial com grandes músicos da cena local e nacional, em shows e boas histórias. A apresentação é do jornalista Rodrigo Vargas.
No primeiro episódio, com estreia no dia 26 às 19h, os destaques são o músico Heriberto Porto e a cantora Camila Marieta. Flautista e professor, Heriberto Porto faz uma homenagem à também flautista e compositora Léa Freire, apresentando composições da artista. Na sequência, a cantora, compositora e instrumentista Camila Marieta, que participa pela primeira vez do festival, mostra a sua musicalidade diversificada cheia de referências clássicas e contemporâneas. Ela é um dos nomes de destaque da nova cena cearense.
O domingo de Carnaval, dia 27, será também jazzístico. O segundo episódio traz Toninho Horta, um dos maiores músicos brasileiros, com mais de 50 anos de carreira. Toninho conversou sobre sua relação com o evento cearense, sua carreira e apresentou pérolas do seu repertório. Em seguida, a atração é o Quarteto Jazz & Blues, banda criada especialmente para esta edição. O grupo é formado por alguns dos mais respeitados nomes da cena musical cearense. São eles: Tito Freitas (piano), Carlinhos Patriolino (guitarra, violão e bandolim), Miquéias dos Santos (contrabaixo) e Adriano Azevedo (bateria).
O blues do gaitista Flávio Guimarães abre o terceiro episódio, com exibição a partir das 19h de segunda-feira. Reconhecido como um dos principais nomes do blues no Brasil, o músico é referência internacional na harmônica diatônica, expandindo as possibilidades do instrumento muito além do blues. No palco do Festival, Flávio contou com a participação do cearense Marcelo Justa. Na sequência, o jazz toma conta do programa com o guitarrista, compositor e arranjador Mimi Rocha, importante nome da cena instrumental cearense, com uma atuante carreira nos estúdios e nos palcos, em especial como bandleader da Marajazz.
Na terça-feira, dia 1° de março, o Festival Jazz & Blues estreia o quarto e último episódio desta Edição Especial. Quem abre é Lorena Nunes, uma das cantoras mais aplaudidas da nova geração do Ceará. Esta é a segunda vez que Lorena se apresenta no festival. Na edição de 2016 levou ao palco um show em homenagem à Tropicália. Nesta participação, apresenta um pouco de seu repertório autoral. E para fechar a programação, muito blues com Felipe Cazaux e Roberto Lessa. Ambos são cantores, compositores e instrumentistas com mais de 20 anos de carreira e participam do Festival Jazz & Blues desde as primeiras edições. Os músicos contam um pouco dessa história e soltam o blues para fechar a edição.
O Festival Jazz & Blues Edição Especial é uma realização da Via de Comunicação e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Sistema Verdes Mares, Gonçalves Calçados e Mercadinhos São Luiz.
EPISÓDIO 1 – Estreia dia 26/02 às 19h
Atrações: Heriberto Porto / Camila Marieta
EPISÓDIO 2 – Estreia dia 27/02 às 19h
Atrações: Toninho Horta / Quarteto Jazz & Blues
EPISÓDIO 3 – Estreia dia 28/02 às 19h
Atrações: Flávio Guimarães / Mimi Rocha
EPISÓDIO 4 – Estreia dia 01/03 às 19h
Atrações: Lorena Nunes / Felipe Cazaux e Roberto Lessa