Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) convida dois espetáculos nacionais para a 16ª edição

Espetáculos de grande sucesso chegam à capital do Ceará como convidados do XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF). A nova montagem de um dos grandes sucessos do teatro baiano estará na abertura oficial desta edição, “O Sapato do Meu Tio”, de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi, no dia 6 de setembro, no Teatro São José. No mesmo palco, o encerramento do festival traz o ator e diretor Chico Diaz em “A Lua vem da Ásia”, no dia 12. A entrada é gratuita e as solenidades de abertura e de encerramento iniciam às 18h. A programação completa do evento será divulgada em breve e pode ser conferida pelo perfil de Instagram do evento: @festivaldeteatrofortaleza.

O 16º Festival de Teatro de Fortaleza acontecerá em espaços culturais de vários bairros da capital, de 31 de agosto a 12 de setembro. A realização é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e do Teatro Novo, entidade responsável pela organização do evento.

O Sapato do Meu Tio

Alan Miranda e João Lima em “O Sapato do Meu Tio” (Foto: Diney Araújo)

“O Sapato do Meu Tio” mergulha na relação entre um palhaço experiente e seu sobrinho aprendiz, oferecendo ao público uma experiência sensível e comovente sobre os ciclos da vida e os afetos que marcam nossas histórias. É uma montagem não verbal, que passeia entre o drama e a comédia. 

Com direção do co-autor Lucio Tranchesi, a nova montagem celebra 20 anos da estreia deste espetáculo, tendo no elenco os atores Alan Miranda e João Lima, diretor original da obra, que traz para o palco a sua experiência como ator, além de ser um dos principais nomes da arte do palhaço na Bahia. Alan Miranda, o mais novo integrante do grupo, trabalhou em diversas peças, com destaques para “Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia”, “Compadre de Ogum” e “As Aventuras do Maluco Beleza”. 

Em sua estreia, em 2005, a peça tinha no elenco os autores e atores Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi. Agora, Tranchesi assume a direção do espetáculo com grande conhecimento de causa, não só por ser um dos intérpretes originais da peça, mas por ser um dos grandes atores da cena baiana e nacional. 

“O Sapato do Meu Tio” tem na bagagem uma carreira exitosa de prêmios e temporadas no Brasil e no exterior, além de participar de importantes festivais internacionais, como o Edinburgh Festival Fringe, na Escócia, e o Festival d’Avignon, na França, um dos maiores do mundo. Em sua estreia, há 20 anos, a peça foi laureada no Prêmio Braskem de Teatro nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção (João Lima) e Melhor Ator (Lúcio Tranchesi), rapidamente consolidando-se como um dos espetáculos mais representativos do teatro baiano. 

A Lua vem da Ásia

O ator mexicano-brasileiro Chico Diaz traz à Fortaleza “A Lua vem da Ásia”, solo que estreou no Rio de Janeiro em junho. A obra volta 14 anos depois de sua primeira adaptação deste romance de Campos de Carvalho. 

O espetáculo narra a história de um homem que se encontra em um “hotel de luxo”, que na verdade pode ser um campo de concentração ou um manicômio. Ele reflete sobre a vida enquanto escreve suas memórias, em busca de sentido para a existência. A obra explora a dualidade entre lucidez e delírio, através de um narrador que transita entre diferentes realidades. 

Protagonizado por um personagem múltiplo — Adilson, Leonildo, Astrogildo ou Ruy  Barbo — o espetáculo se constrói como um diário em cena. Em constante fluxo entre lembrança, invenção e delírio, a obra propõe  uma crítica mordaz ao mundo moderno. Nas palavras do próprio Campos de Carvalho,  trata-se de um “gigantesco grito lançado sobre a vulgar balbúrdia cotidiana”.  

 “A Lua vem da Ásia” apresenta um personagem narrador confinado, mas que viaja pelo  imaginário para geografias improváveis. Seu único escape é a linguagem — e é através  dela que ele busca libertar-se, convocando o público como ouvinte atento de suas  memórias e reflexões.  

SOBRE O FESTIVAL

Consolidado no calendário cultural da cidade, o Festival de Teatro de Fortaleza é voltado para públicos de todas as idades — adulto, infantil e infantojuvenil — e abre espaço para a pluralidade de linguagens e estéticas do teatro contemporâneo.

Em 15 edições já realizadas, o FTF recebeu artistas e grupos com linguagens e formatos diferentes, que ocuparam teatros, praças e espaços alternativos da capital, criando um verdadeiro mosaico de cores e talentos. 

A cada edição o público desfruta de uma programação diversificada, com peças teatrais de diferentes gêneros, estilos e abordagens, apresentadas por grupos de Fortaleza. A ideia é promover a inclusão e celebrar a riqueza da diversidade cultural por meio das artes da cena.

Durante o festival também acontecem atividades formativas, como seminário, intercâmbios, lançamentos literários, feira da economia criativa e encontros afetivos com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre artistas, grupos, produtores, profissionais da cultura e o público em geral. Toda a programação tem acesso gratuito. 

SERVIÇO

XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 31 de agosto a 12 de setembro de 2025 em espaços culturais de Fortaleza. Informações: Rede Social – @festivaldeteatrofortaleza

Abertura: 06 de setembro, a partir das 18h – “O Sapato do Meu Tio”, de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi (Livre)

Encerramento: 12 de setembro, a partir das 18h – “A Lua vem da Ásia”, de Chico Diaz (14 anos) 

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.