O FETAC 2018 vai oferecer ao público um recorte de uma produção criativa em linguagens e formatos, que representam um fazer teatral cearense cada vez mais ousado
O teatro cearense é feito de muito amor, esforço, talento, sonhos e principalmente resistência, assim como o Festival de Teatro de Acopiara. Sendo assim, a trajetória da produção teatral cearense pode ser facilmente confundida com a do tradicional evento. É por essa razão que o FETAC chega a sua 26ª edição em festa, entre os dias 18 e 25 de agosto, celebrando a diversidade das artes cênicas de todo o estado.
Artistas, companhias e entusiastas do teatro vão se encontrar na cidade de Acopiara, localizada na região Centro-Sul do estado, durante uma semana de programação que vai ocupar ruas, praças, teatro e escolas. Serão 20 apresentações de teatro e shows musicais, com trabalhos do interior do Estado e da Capital.
Os espetáculos serão apresentados no palco do Centro Social da cidade, transformado em teatro e no Polo de Lazer. Os selecionados concorreram com mais 142 propostas de artistas/grupos inscritos. Nesta edição, os responsáveis pela curadoria foi a atriz, diretora teatral e cientista social Vanéssia Gomes e o artista, produtor, pesquisador e professor Gyl Giffony. Eles levaram em conta a técnica, a estética e a dramaturgia para compor uma galeria capaz de caracterizar a tônica de celebração do Festival, apostaram na diversidade de estilos para oferecer ao público o recorte de uma produção criativa em linguagens e formatos, que representam um fazer teatral cearense cada vez mais ousado.
Selecionados
Os espetáculos são “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”, do MANADA Teatro (Fortaleza); “Cabaré da Desgraça”, de As 10 Graças de Palhaçaria (Fortaleza); “Cardinal”, do Coletivo Atuantes em Cena (Crato); “Criaturas de Papel”, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (Fortaleza); “Geração Trianon”, do Instituto Teatro Público (Fortaleza); “Imaginário Criador”, da Trupe Motim de Teatro (Quixeré); “Miau!”, do Cangaias Coletivo Teatral (Maracanaú) e “Preta Bigode Bar”, da Companhia Ortaet de Teatro (Iguatu).
A cerimônia de abertura acontece no sábado (18), ás 19h30, no Polo de Lazer de Acopiara. Logo após, é iniciada a programação de apresentações.
Um dos objetivos do FETAC é incentivar a formação de plateia. Então, a programação se expande para as escolas públicas dos distritos, garantindo a capilaridade do evento por toda a cidade, o que permite uma maior abrangência do público beneficiado. As escolas vão receber espetáculos da Cia Jajá, do coletivo Paralelo e da trupe As 10 Graças da Palhaçaria.
Além de teatro, a programação agrega muita música. Todos os dias o FETAC em Festa vai embalar o público antes e depois dos espetáculos. No primeiro dia, antes da cerimônia, terá apresentação da Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente. Já na sexta-feira (24), quem comanda a festa é o ator Silvero Pereira, com o SILVERSHOW, em que reproduz os números apresentados no “Show dos Famosos”, do programa Domingão do Faustão, em que interpretou com maestria grandes nomes da música nacional e internacional.
Toda programação é gratuita, com retirada de ingresso sempre às 17h30, na bilheteria do Centro Social. Só será entregue um ingresso por pessoa.
O FETAC é um projeto que contribui diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do Ceará valorizando as produções de artistas de vários municípios do estado, sendo o único do gênero que é voltado 100% para a produção artística cearense.