Exposição de Antonio Poteiro entra nos últimos dias na CAIXA Cultural de Fortaleza

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe os últimos dias da Exposição Antonio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a mostra segue até o dia 2 de novembro com visitação de terça a domingo. Realizada com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição celebra o centenário de nascimento do artista português-brasileiro que foi lembrado no dia 10 de outubro com uma programação especial na Caixa Cultural, quando na ocasião, houve uma visita mediada pela mostra e uma palestra com o curador. 

Aberta em agosto, com acesso gratuito, a exposição reúne obras do acervo do artista, hoje pertencente ao Instituto Antonio Poteiro, sediado em Goiânia (GO). Antonio Poteiro se destacou no campo das artes visuais, no Brasil e em mais de 40 países, por sua paleta de cores vibrantes, composições densas e temáticas do cotidiano, como a religiosidade e as festividades.

“É um prazer curar, organizar e falar desse grande artista, que embora tenha nascido em Portugal, traduziu em volumes e cores toda a alma e a criatividade brasileira. Estamos trabalhando no sentido de levar a mostra para várias capitais brasileiras, porque o Poteiro convida a todo o Brasil a se encontrar como se fosse um espelho diante de nós mesmos”, pondera o curador Marcus de Lontra. 

Sobre Antonio Poteiro

Nascido na aldeia de Santa Cristina da Pousa, em Braga, Portugal, em 10 de outubro de 1925, Antônio Poteiro imigrou juntamente com a família para o Brasil em 1926. Antes de mudar-se para a capital goiana, morou em São Paulo e nas cidades mineiras de Araguari e Uberlândia, onde deu início à sua trajetória artística como ceramista. Poteiro destacou uma profunda ligação com o estado de Goiás, onde consolidou sua carreira artística e construiu grande parte de seu legado. Faleceu em Goiânia em 2010, aos 84 anos.

Leia também | 11º Festival Internacional de Circo do Ceará inicia nesta quarta-feira (29) as ações formativas do programa Luz no Picadeiro

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.