Depois de passar por Cabo Verde, Portugal e França, a 15ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará desembarca no Brasil. São mais de 40 atrações gratuitas de 24 de outubro a 1º de novembro
A dança toma conta dos palcos cearenses com a chegada da 15ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – Estação Brasil. Será de 24 de outubro a 1º de novembro, com apresentações em Fortaleza, Paracuru, Trairi, Itapipoca, Pacatuba, Pacajus, Baturité e Guaramiranga. Toda a programação é gratuita, com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, homenagens e shows musicais.
Abertura da Estação Brasil da Bienal de Dança
O evento abre oficialmente no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, no dia 24/10, com a estreia nacional de “Borda”, nova criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças (RJ). A cerimônia contará com homenagens à gestora cultural Bete Jaguaribe. E também ao coreógrafo Henrique Rodovalho, que também apresentará sua mais recente obra, “Nosso Baile”, no sábado (25).
Em paralelo, no Complexo Cultural Estação das Artes, acontece a festa de abertura com DJ Guga de Castro. Haverá também o show “Lá Na Zárea Todos Querem Viver Bem” de Mateus Fazeno Rock (CE) e a apresentação “Baile Quente”, de Saulo Duarte (PA).
Programação em 8 cidades do Ceará
A Estação Brasil marca a quarta e última fase da Bienal, que em 2024 percorreu Cabo Verde, Portugal e França, expandindo o alcance internacional do festival. A etapa cearense passará por cidades com forte tradição na dança. Em Fortaleza, será de 24/10 a 1º/11; em Paracuru, nos dias 24 e 25/10; Trairi recebe a Bienal nos dias 27 e 28/10; em Baturité e Guaramiranga, estará nos dias 29 e 30/10; em Itapipoca acontece de 30/10 a 1º/11; e nos dois últimos dias, estará também em Pacatuba e Pacajus.
Destaques da Bienal de Dança
Entre os destaques internacionais está o francês Nathan Paulin, que retorna à Bienal com o espetáculo aéreo “Les Traceurs”. Será no dia 25, às 16h30, no Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema. E também a senegalesa Germaine Acogny, referência mundial da dança africana contemporânea. Ela vai se apresentar o espetáculo “À un endroit du début”, solo criado em parceria com o diretor Mikaël Serre, no dia 29, às 21h, no palco do Theatro José de Alencar.
No domingo (26), o premiado bailarino Thiago Soares e a cearense Naomi Brito, da companhia alemã Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, protagonizam uma apresentação inédita em homenagem ao coreógrafo cearense Flávio Sampaio. Na ocasião, a Universidade Federal do Ceará concederá a ele o título de Doutor Honoris Causa.
A Bienal também celebra os 25 anos da Focus Cia de Dança (RJ), que realiza circulação pelo Ceará com três espetáculos.
Confira a programação completa e saiba como participar em: www.bienaldedanca.com