Ações incluem encontros de escuta e diálogo em diferentes territórios e um Seminário Temático em Paracuru, com atividades gratuitas voltadas a agentes culturais e à comunidade
Entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Ceará realiza uma caravana com encontros de escuta e diálogo em sete municípios do estado, além de um Seminário Temático em Paracuru. As ações gratuitas reúnem artistas, produtores, gestores culturais e moradores dos territórios, com foco na participação social, na formação e no fortalecimento das políticas públicas de cultura.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, criado pelo Ministério da Cultura (MinC) em setembro de 2024, e executado no Ceará por meio de uma realização conjunta de quatro Organizações da Sociedade Civil: Instituto BR Arte, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), Instituto Rastro (Quixadá) e ONG Beatos (Crato). O programa tem como foco a ampliação da participação social, a descentralização das políticas culturais e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura nos territórios.
No Ceará, o programa já alcançou 44 municípios, com mais de 3 mil pessoas impactadas diretamente e indiretamente entre setembro de 2024 e novembro de 2025, por meio de ações formativas, encontros de diálogo, atendimentos técnicos e articulação em rede. Agora, a caravana reforça esse trabalho ao chegar a novos momentos de escuta ativa e mobilização cultural.
O coordenador geral das ações do Comitê no Ceará, William Mendonça, enaltece a importância da colaboração do escritório do MinC do Ceará e dos Agentes Territoriais nesse processo de articulação, mobilização e formação em todos os territórios. “Construímos uma colaboração institucional, social e técnica fundamentada na relação direta com os trabalhadores e trabalhadoras da cultura”, declara.
AGENDA DA CARAVANA NOS PRÓXIMOS DIAS
Os encontros de escuta e diálogo acontecem nas seguintes datas e municípios:
- 19 de janeiro – Horizonte
- 20 de janeiro – Itaitinga
- 22 de janeiro – Palmácia
- 30 de janeiro – Aquiraz
- 31 de janeiro – São Luís do Curu
- 1º e 2 de fevereiro – Paracuru
- 2 de fevereiro – São Gonçalo do Amarante
Em Paracuru, além dos encontros territoriais, será realizado um Seminário Temático, aprofundando debates sobre direitos culturais, políticas públicas, economia da cultura e estratégias de fortalecimento dos negócios criativos locais.
As atividades são gratuitas e abertas ao público interessado. A programação completa e atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do programa: @comitedeculturace.
ATELIÊS – CENTRAL DE ATENDIMENTO ONLINE
Além das ações presenciais, o Comitê de Cultura no Ceará mantém uma Central de Atendimento Online permanente, oferecendo orientações e mentorias sobre elaboração de projetos, editais culturais e captação de recursos. Os atendimentos acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail: atendimentocomitedeculturace@gmail.com.
A agenda de todas as ações pode ser acompanhada pelas redes sociais do Programa: @comitedeculturace.
Leia mais: Saiba quais são as atrações de cada dia no 27° Festival Jazz & Blues em Guaramiranga (CE)
