O mês de junho é marcado pela combinação de duas datas muito importantes para o comércio: Dia dos Namorados e São João. Ambas são responsáveis por movimentar a economia de cidades tanto das capitais como de pequenos municípios. Para além do Dia dos Namorados, o mês de junho é caracterizado pelas tradicionais manifestações culturais das quadrilhas, das festas, quermesses, que dão lugar também a muita animação e a uma gastronomia peculiar da região Nordeste. No comércio, lojistas se preparam para o período com produtos temáticos e ofertas especiais, levando muitos consumidores às compras.
Nesse contexto, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizou uma pesquisa em parceria com o SPC Brasil para o Dia dos Namorados de 2025 e revelou um cenário positivo para o varejo. Segundo o levantamento, destacado pelo presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, cerca de 93 milhões de consumidores devem ir às compras nesse período, movimentando aproximadamente R$ 22 bilhões em vendas.
A pesquisa, feita em todas as capitais brasileiras, mostrou ainda que 57% dos entrevistados estão dispostos a presentear neste Dia dos Namorados, com um ticket médio de R$ 238,00 ,um aumento em relação aos R$ 231 registrados em 2024, indicando uma maior disposição para adquirir produtos de maior valor agregado.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão roupas, perfumes, cosméticos, maquiagem, calçados, jantares românticos, bombons e chocolates. Todos esses produtos refletem o caráter afetivo e simbólico da data, que movimenta diversos setores do comércio, desde o vestuário até a gastronomia.
São João
Contudo, o mês de junho não se resume apenas ao Dia dos Namorados. É também o mês das festas juninas, um dos períodos mais tradicionais e culturalmente ricos do calendário brasileiro, e principalmente na Região Nordeste. E essa celebração tem um peso significativo para o setor do comércio.
Conforme ressaltado por Assis Cavalcante, o São João aciona toda a cadeia produtiva, que vai desde a indústria têxtil, com a venda de roupas típicas como vestidos caipiras, camisas xadrez, chapéus e adereços e se estendendo até o setor de alimentos e eventos, já que as comemorações envolvem barracas, quadrilhas, comidas típicas e festas públicas e privadas.
Para o comércio, isso representa uma grande oportunidade de promoções e ofertas voltadas para o período, com produtos específicos e campanhas que movimentam tanto o varejo físico quanto o online. É um mês de altas expectativas, onde o consumidor está mais disposto a comprar, celebrar e participar de experiências culturais, fortalecendo o comércio local e regional.
“As comemorações juninas e a data do Dia dos Namorados são fundamentais para aquecer a economia e impulsionar o setor varejista não só de Fortaleza, mas de outras regiões espalhadas por todo nosso estado. Junho é um mês muito promissor para as vendas, além de fomentar a economia, uma vez que atrai turistas para as tradicionais festas juninas com suas manifestações culturais e sua gastronomia peculiar e típica da nossa região”, comenta Assis Cavalcante.
Por Paulo Martins