O período mais festivo do ano está chegando, o Carnaval. E para quem deseja curtir de uma maneira diferente, a hora é de se programar, garantir as passagens e reservas de hospedagem, para subir a serra de Guaramiranga (CE) e aproveitar a 19ª edição do Festival Jazz & Blues, o melhor Carnaval Jazzístico do Ceará.
Nos quatro dias de festival na serra, de 10 a 13 de fevereiro, shows, ensaios abertos, oficinas e bate-papos com cantores e instrumentistas ambientam musicalmente a cidade ao longo de todo o dia, da manhã até as primeiras horas da madrugada. Na Quarta-Feira de Cinzas, o festival desce a serra para a etapa Fortaleza, dias 15 e 16.
Só fera
Grandes nomes nacionais e internacionais já subiram aos palcos do Festival Jazz & Blues. Para citar alguns, Scott Henderson, Hermeto Pascoal, Pedro Aznar, João Donato, Stanley Jordan, Rildo Hora e Misael da Hora, Jean Jacques Milteau, Nonato Luiz, Toots Thielemans, Nuno Mindelis, Edu Lobo, Artur Menezes, Roberto Menescal, Sivuca, Dominguinhos, Paquito D’Rivera, Duofel, Baseado em Blues, Traditional Jazz Band, Heraldo do Monte, Gilson Peranzzetta, Naná Vasconcelos, Victor Biglione, Leny Andrade, Joyce Moreno, Ivan Lins, Danilo Caymmi, Zé Menezes, Manassés, Ravi Coltrane, Rosa Passos, Yamandu Costa, Badi Assad….
São tantos artistas que fazem parte da história do Festival ao longo desses quase 20 anos que não cabe aqui mencionar todos. Uma coisa é certa, vivenciar o Festival Jazz & Blues, durante e depois do Carnaval, é uma experiência prazerosa e enriquecedora, pela certeza de que grandes shows de jazz, blues e gêneros afins vão ambientar os quatro dias na serra e em Fortaleza. Só para dar um gostinho do que vai ser o J&B em 2018, a música instrumental brasileira vem muito bem representada pelo ícone Dori Caymmi, o mineiro Juarez Moreira, e o paulista Filó Machado. Entre os shows de blues que vão aquecer a serra está Explosion Blues, de Gustavo Andrade e Jefferson Gonçalves.
E quem promete fazer o público tirar os pés do chão é o sanfoneiro Waldonys que se apresentará com um grupo veterano do evento, a Big Band Unifor. Quem também volta ao palco da Cidade Jazz & Blues é o tecladista Adriano Grineberg que irá apresentar músicas do seu albúm “Blues for Africa” a convite do multiartista Felipe Catto, considerado um dos melhores cantores do Brasil. Além disso, o festival fará uma homenagem ao Mestre Macauba do Bambolim com participação do multi-instrumentista Carlinhos Patriolino e do músico Marinaldo. Todos os dias do festival serão embalados por muitos outros músicos incríveis, como Netinho de Sá, Robertinho Marçal e Lu de Sousa que animarão os foliões às avessas com o seu som.