Moradores de oito cidades do interior do Ceará terão uma mostra de cinema bem próxima de suas casas. De 26 de março a 21 de abril, a Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) vai transformar praças em uma grande sala de cinema ao ar livre, através do projeto Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará. A programação acontecerá em Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). A realização do Circuito no Ceará é viabilizada por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará). O acesso é gratuito e livre para todas as idades.
Em cada cidade, a sessão terá início às 19h e a exibição será de seis filmes brasileiros. A programação conta com três produções do Ceará. São dois curtas-metragens “Fluxos” e “Maria da Glória”, do cineasta Diego Akel e o longa-metragem premiado “Pacarrete”, de Allan Deberton, vencedor em várias categorias, dentre elas a de Melhor Filme, no 47º Festival de Cinema de Gramado e no 12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2019.
Há também produções do Sudeste e Centro-Oeste do país. O público vai conferir os curtas-metragens “Meu nome é Maalum” e “Tainá e a Chuva”, da cineasta Luísa Copetti, do Rio de Janeiro. E mais, “O outro lado do paraíso”, longa-metragem do cineasta André Ristum, do Distrito Federal, premiado no circuito de festivais nacionais e internacionais, entre os quais, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), Festival de Cinema de Gramado (2014); Festival Latino-Americano de Trieste (Itália, 2014) e Festival Latino-Americano da Catalunha (Barcelona, Espanha, 2014).
O Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará tem a intenção de aproximar os moradores de cidades do interior da ampla, rica e diversificada produção cinematográfica brasileira, com sessões que ampliarão as experiências de crianças, jovens, adultos e idosos com o cinema. Ele se insere dentro de uma política de democratização e acesso aos conteúdos audiovisuais. “Por mais que seja uma linguagem hoje presente no YouTube, em várias ferramentas acessíveis, a arte cinematográfica ainda é muito restrita”, diz Mardônio Barros, coordenador do Circuito no Ceará, que destaca, entre as vantagens desta iniciativa, a aproximação da experiência do cinema de maneira lúdica e esteticamente interessante. (Áudio de Mardônio Barros).
Para o Deputado José Airton (PT), que viabilizou a realização do projeto no Estado por meio de Emenda Parlamentar individual, iniciativas como esta são extremamente necessárias para a formação do cidadão brasileiro. “A cultura, em todas as suas linguagens, é fundamental para o crescimento de uma sociedade. O circuito tem esse papel de promover a cultura, de levar produções nacionais para a população de cidades que em sua maioria não tem sala de cinema”, comenta. (Áudio do dep. José Airton).
O Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Prefeitura de Campos Sales, Prefeitura de Jaguaruana, Prefeitura de Icapuí, Prefeitura de Ipaumirim, Prefeitura de Apuiarés, Prefeitura de Salitre, Prefeitura de Santana do Cariri e Prefeitura de Maracanaú.
PROGRAMAÇÃO NAS CIDADES
1º DIA:
Meu nome é Maalum (curta-metragem)
Fluxos (curta-metragem)
Pacarrete (longa-metragem)
2º DIA:
Tainá e a Chuva (curta-metragem)
Maria da Glória (curta-metragem)
O outro lado do paraíso (longa-metragem)
SINOPSE DOS FILMES
MEU NOME É MAALUM
Diretora: Luísa Copetti. Duração: 8 min. RJ/Brasil, 2021, Livre
Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasceu e cresceu em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Quando ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê, com a ajuda da sua família descobre o significado e a tristeza se transforma em orgulho da sua ancestralidade.
Elenco (vozes): Layza Griot, Flavio Bauraqui e Roberta Rodrigues
FLUXOS
Diretor: Diego Akel. Duração: 2min. CE/Brasil, 2014, Livre
Sinopse: Um ensaio sobre os fluxos constantes da vida, um autorretrato do seu próprio processo, um improviso sobre Bach, uma investigação em massa de modelar.
Música: “Gigue” (Partita 3 – 7 – BWV 827), por Johann Sebastian Bach, interpretada por Gianluca Luisi.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=5N6B7a__7vc
PACARRETE
Diretor: Allan Deberton. Duração: 97 min. CE/Brasil, 2019, Livre
Sinopse: Uma bailarina incomum vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa.
Elenco: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel, Samya de Lavor, Débora Ingrid, Edneia Tutti Quinto e Rodger Rogério.
Trailer: https://vimeo.com/330310499/721b6b494d
TAINÁ E A CHUVA
Diretora: Luísa Copetti. Duração: 6 min. RJ/Brasil, 2021, Livre
Sinopse: Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Mas hoje está chovendo e os animais estão todos recolhidos.
Elenco (vozes): Alice Crisci, Caio Guarnieri, Yuri Chesman e Laura Chasseraux
MARIA DA GLÓRIA
Diretor: Diego Akel. Duração: 2 min. CE/Brasil, 2012, Livre
Sinopse: Uma visão gráfica da Alameda Maria da Glória, na cidade de Fortaleza.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=fuNOT5gctRs
O OUTRO LADO DO PARAÍSO
Diretor: André Ristum. Duração: 101 min. DF/Brasil, 2014, Livre
Sinopse: Nando, 12 anos, narra as aventuras do pai, Antônio, um idealista sonhador que sai do interior de Minas para Brasília, a recém-inaugurada capital do Brasil, ainda com obras em andamento. Embalado pela agitação política do período e pelas reformas prometidas pelo então presidente João Goulart, Antônio se depara com a militância política e a agitação dos trabalhadores. Nando começa uma nova vida, novos amigos e uma nova paixão. Chega o golpe militar. Os sonhos se tornam pesadelo.
Elenco: Eduardo Moscovis, Davi Galdeano, Simone Iliescu, Camila Márdila, Jonas Bloch.
Trailer: https://vimeo.com/180230381
SERVIÇO
Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará: Exibição de seis filmes brasileiros, sempre às 19h, em praça de Campos Sales (26 e 27 de março), Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). Informações: https://aacic.com.br. Redes Sociais: @amigoscult