esde o dia 28 de novembro, a 15ª edição do Festival Latino-Americano de Cinema – Curta Canoa – acontece em diversos espaços culturais da praia de Canoa Quebrada. Foram mais de sete dias realizando debates ao ar livre entre diretores e produtores, oficina de audiovisual e workshop sobre o desenvolvimento de projetos cinematográficos e audiovisuais.
Nesta quinta-feira, dia 04, último dia do festival, a programação segue com homenagens a grandes profissionais do cinema brasileiro. Na noite de hoje, o festival entregará o troféu Lua Estrela a Tizuka Yamasaki, uma das mais importantes cineastas do país, diretora de obras como Gaijin – Ama-me Como Sou e O Noviço Rebelde, além da novela Amazônia. Outra homenageada do festival será Bete Jaguaribe, gestora cultural e referência na formação artística no Ceará, com atuação marcante no Instituto Dragão do Mar, na Escola Porto Iracema das Artes, na Universidade de Fortaleza e na gestão pública.
Também será homenageado Mauro Sérgio da Silva Santos, mais conhecido como Mauro Ocean’s, nascido em Canoa Quebrada, filho de pescador e labirinteira autodidata. Mauro concluiu os estudos em 1994, no Colégio Marista de Aracati. É ator, diretor, roteirista e cineasta e integra o projeto Canoa Faz Cinema e já participou de mais de 50 curtas-metragens.
Após as homenagens, o festival oferece um momento de entretenimento com o espetáculo Renovando Horizontes, apresentado pelo Circo Escola Canoa Criança. Em seguida, acontece o desfile de moda da figurinista Joyce Barbosa, que apresenta um novo projeto pensado para quem valoriza a arte de se vestir bem e com qualidade. O desfile é marcado pela fusão de influências como o hippie, o étnico, o boêmio, o folk, o vintage, o punk e o romântico.
Encerrando a noite, serão divulgados os vencedores dos filmes selecionados nas categorias Melhor Filme de cada Mostra, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Curta Canoa
Logo após, será revelado o melhor filme entre os 58 selecionados, que receberá um prêmio no valor de 10 mil reais em serviços de pós-produção para o desenvolvimento de seu próximo projeto. O prêmio conta com a parceria do Fórum Nacional dos Festivais Brasileiros e da DOT Cine, lançado em primeira mão na 15ª edição do Festival Latino-Americano de Cinema em Canoa Quebrada.
Leia também | Festival Curta Canoa estreia prêmio que destina R$ 10 mil em pós produção
