O município de Morada Nova recebe nesta semana, de 27 a 29 de agosto, a 7ª edição da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Cine Miau. Por lá, o evento estará realizando exibições gratuitas de curtas-metragens infantis, encerrando, assim, a sua circulação no estado do Ceará. Em seguinda, em setembro, o evento segue para outros dois estados brasileiros: na Paraíba, será realizada em João Pessoa, entre os dias 1º e 7 de setembro; e em Minas Gerais, acontecerá na cidade de Pirapetinga, de 16 a 21 de setembro.
Em Morada Nova, os dois primeiros dias (quarta e quinta-feira) serão de sessões exclusivas para alunos da rede pública. Serão às 9h e 14h, no Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas, com debates após as exibições.
Cine Miau aberto ao público
Na sexta-feira, 29, às 19h, a programação do Cine Miau será aberta ao público, com uma sessão gratuita no Anfiteatro Dedé Nó Cego. O mascote do projeto, o DJ Miau, que vem encantando as crianças por onde passa, com muita música e diversão, dá as boas-vindas ao público. Na sequência, começa a sessão de cinema, com a exibição de quatro curtas-metragens. São filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, fazendo valer a proposta da mostra que é de diversificar as referências artísticas e culturais das crianças. Todas as sessões contam com a disponibilidade de 10 fones abafadores de som, voltados para crianças com hipersensibilidade auditiva.
No Anfiteatro, o público vai conferir “Olá, Verão!” (coprodução da República Tcheca, França e Eslováquia, com direção de Martin Smatana e Veronika Zacharová. Animação. 11’. 2024); “A Pipa” (dirigido por Martin Smatana, da Eslováquia. Animação. 13’. 2019); “Capitão Tocha” (produção brasileira de Matheus Amorim. Live Action. 16’. 2022); e “A Fadabruxa” (coprodução Bélgica e Bulgári, dirigida por Cedric Igodt e David Van De Weyer. Animação, 15’. 2022). Os filmes são livres para todas as idades.
7ª edição do Cine Miau
O Cine Miau teve início no dia 7 de agosto, e ao longo do mês realizou sessões de cinema em Fortaleza, Pacajus e Sobral. Após Morada Nova, a mostra segue para outros dois estados brasileiros: Paraíba e Minas Gerais.
Nesta edição, o Cine Miau realiza 60 sessões de cinema para crianças de todas as idades, inclusive da primeira infância (0 a 5 anos). Desse total, 52 são especiais para alunos de escolas públicas municipais e 8 abertas ao público em geral. Todas as atividades têm acesso gratuito e contam com a participação do DJ Miau.
Ao todo, o projeto traz em sua programação 20 curtas-metragens de 12 países, dos quais, dois foram escritos, gravados e produzidos por estudantes da rede pública de João Pessoa (Paraíba) e Pirapetinga (MG), que participaram de oficinas de cinema feitas pelo Cine Miau. Do Brasil, a Mostra conta com filmes do Ceará, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. Juntam-se a estes, nesta edição, produções e coproduções de mais 11 países: França, Eslováquia, Hungria, México, Holanda, Coreia, Portugal, Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Bulgária.
Confira mais notícias
Oficinas de cinema de animação movimentam escolas públicas de Fortaleza e Pindoretama