O Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual realiza neste ano uma edição especial, que comemora seus 7 anos de atuação. Entre os dias 7 de agosto e 21 de setembro, o evento gratuito será realizado em três estados brasileiros — Ceará, Paraíba e Minas Gerais — levando sessões de cinema infantil, com foco na diversidade cultural, na acessibilidade e na educação audiovisual.
No Ceará, o Cine Miau acontecerá em quatro cidades: Fortaleza, Pacajus, Sobral e Morada Nova, com um total de 26 sessões voltadas para crianças de todas as idades, inclusive da primeira infância (0 a 5 anos).
Programação inclusiva e acessível para todas as infâncias
Ao longo de sete edições, o Cine Miau tem se consolidado como um dos principais projetos de cinema infantil com enfoque educativo e inclusivo no Brasil. Em 2025, a mostra contará com 60 sessões nos três estados, sendo 52 voltadas para alunos da rede pública e 8 abertas ao público em geral. Todas as atividades são gratuitas.
Para garantir a inclusão, o projeto oferece recursos de acessibilidade como audiodescrição, tradução em Libras e legenda descritiva, promovendo a participação de crianças com deficiência visual e auditiva.
Além das exibições, a mostra também promove 45 debates com crianças, incentivando o olhar crítico e a formação de jovens espectadores conscientes. Já os professores receberão o Caderno Miau, um e-book pedagógico que propõe atividades e reflexões a partir dos filmes exibidos.
Fortaleza abre a 7ª edição do Cine Miau
A cidade de Fortaleza será o ponto de partida do Cine Miau 2025. A programação começa no dia 7 de agosto, no Cineteatro São Luiz, com sessão especial para alunos da rede pública. Já a abertura oficial ao público será no dia 9 de agosto, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com estrutura de cinema ao ar livre.
Além da capital, o evento segue para Pacajus, onde será realizado entre os dias 12 e 16 de agosto, com sessões em escolas públicas e uma exibição pública ao ar livre no dia 16. Em seguida, a mostra chega a Sobral, de 20 a 23 de agosto, com programação que inclui sessões em creches, apresentações no tradicional Theatro São João e encerramento no Boulevard do Arco, também com exibição ao ar livre. Por fim, o Cine Miau desembarca em Morada Nova, de 27 a 29 de agosto, com sessões em instituições de ensino e uma exibição aberta ao público no Anfiteatro Dedé Nó Cego.
Filmes que fazem rir e pensar
O Cine Miau 2025 apresentará 20 filmes nacionais e internacionais, representando 12 países como Brasil, França, Coreia do Sul, Alemanha, México e Portugal. Os curtas-metragens foram selecionados para oferecer novas referências culturais e estimular a criatividade e o pensamento crítico das crianças.
Entre os destaques está a animação cearense “No Início do Mundo”, da cineasta Camilla Osório, que retrata a relação entre uma avó e sua neta em contato com a natureza e a memória. Outro ponto alto será a exibição do curta-metragem produzido por estudantes da rede pública de João Pessoa (PB), fruto de uma oficina de cinema realizada pelo projeto.
Cinema também para bebês
Pela terceira vez, o Cine Miau dedica parte da programação à primeira infância, com sessões da produtora brasiliense BebeLume, especializada em conteúdo para bebês. Este ano, a programação voltada para creches acontecerá em Fortaleza e Sobral.
Sobre o Cine Miau
Criado no Ceará em 2019, o Cine Miau já impactou milhares de crianças em diversas cidades. Em 2023, o projeto chegou à Paraíba e, agora em 2025, dá um novo salto ao incluir Minas Gerais na rota. Sob direção de Osiel Gomes e curadoria conjunta com a roteirista Vanessa Fort, a mostra reafirma seu compromisso com o acesso democrático à cultura audiovisual.