A capital cearense se prepara para receber a 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece entre os dias 20 e 26 de setembro de 2025, com programação gratuita e aberta ao público em três espaços principais: Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão e Hotel Sonata de Iracema. O festival traz uma programação diversa, com 13 longas-metragens e 29 curtas nas mostras competitivas e especiais, além de debates, homenagens e ações educativas.
A abertura do Cine Ceará 2025 será marcada por uma homenagem à atriz Mariana Ximenes. Ela receberá o Troféu Eusélio Oliveira em reconhecimento à sua trajetória no cinema brasileiro. A cerimônia acontece no dia 20 de setembro, a partir das 18h30, no Cineteatro São Luiz. Logo após, será exibido o longa “Gravidade”, ficção do pernambucano Leo Tabosa. Será sua estreia mundial, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
Nesta mostra, seis filmes concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como Melhor Longa, Direção, Atuação, Roteiro, Fotografia, Montagem e mais. O vencedor de Melhor Longa-metragem receberá R$ 40 mil, destinados à distribuição da obra no Brasil. As sessões ocorrem sempre às 19h no Cineteatro São Luiz, com debates no dia seguinte, às 10h, no Hotel Sonata de Iracema.
Também no dia 21, começa a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, com 10 filmes em disputa pelos prêmios de Melhor Curta, Direção, Roteiro e o Prêmio da Crítica, além do Prêmio Canal Brasil de Curtas. As exibições ocorrem diariamente até o dia 25, com debates na manhã seguinte, às 9h, também no Hotel Sonata de Iracema.
O festival destaca ainda a Mostra Olhar do Ceará, que inicia dia 21 no Cinema do Dragão, apresentando 4 longas e 14 curtas-metragens produzidos por cineastas cearenses. As sessões acontecem às 14h até o dia 25, seguidas de debates no próprio local. Os filmes abordam temas diversos, refletindo a riqueza da produção audiovisual local.
Entre as exibições especiais, o Cine Ceará 2025 apresenta obras de grande destaque internacional, como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, vencedor de quatro prêmios em Cannes, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley. O longa cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, também será exibido fora de competição, encerrando o festival no dia 26.
Outro destaque é o programa Directors’ Factory Ceará Brasil, com quatro curtas-metragens criados em parceria entre realizadores brasileiros e internacionais sob a mentoria de Karim Aïnouz. Os filmes foram destaque na Quinzena de Cineastas do Festival de Cannes e serão exibidos no dia 21.
Além das salas de cinema, o evento promove o Cinema na Praça, com sessões ao ar livre nos dias 25 e 26 de setembro, na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. Já em outubro, o festival segue com as Mostras Sociais voltadas à inclusão e educação, como a Mostra Melhor Idade, Mostra Acessibilidade e atividades itinerantes em Pindoretama e Aquiraz.
Acesso ao 35° Cine Ceará
O acesso ao 35º Cine Ceará é gratuito. Para as sessões no Cineteatro São Luiz, os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla, sempre no dia anterior à exibição, a partir das 14h. Já no Cinema do Dragão, os ingressos são distribuídos presencialmente na bilheteria, com 1 hora de antecedência. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos por sessão.
Mais notícias
Socicam inicia Campanha dos Brinquedos 2025 nesta quarta-feira (10/9)