O Ciclo de Palestras Fórmula Elétrica Ceará que seria realizado no dia 12 deste mês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza, foi adiado para o dia 17 deste mês, por problemas técnicos. O evento, que tem como missão ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica, começará às 15h e terá acesso gratuito.
O tema de abertura do Ciclo é “Laboratório móvel para desenvolvimento de carro dotado de Sistemas Embarcados e Inteligentes”. O objetivo é mostrar como o carro elétrico pode ser o primeiro passo para a construção de sistemas de telemetria inteligente e carro autônomo. A palestra será proferida pelo coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (LAPISCO) do IFCE, Pedrosa Rebouças Filho.
“O Mundo está mudando. E você está?”, é o tema da palestra que dá continuidade ao evento. O palestrante é Luiz Gonzaga Júnior, engenheiro especialista em Gestão de Inovação da ENEL Brasil, relator líder da ENEL nos Prêmios de Inovação e homenageado pela Havard Business Review and McKinsey Company (prêmio internacional M-Prize: Innovating Innovation Challenge).
O Ciclo de Palestra faz parte do projeto Fórmula Elétrica Ceará, que une esporte, educação e produção de conhecimento numa ação única no País e cria um polo de pesquisa e cooperação técnica bem singular. Ele integra o conceito da Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers), modalidade de competição internacional na qual estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias (especialmente Elétrica e Mecânica) constroem veículos do tipo fórmula.
Também fazem parte do projeto a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), responsável pela construção dos protótipos. Além das instituições educativas, apoiam a ideia a Enel e o Governo do Estado do Ceará.