Mostra “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado” reúne mais de 50 obras do artista luso-brasileiro com entrada gratuita
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 13 de agosto a 02 de novembro de 2025, a exposição “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”, em celebração aos 100 anos de nascimento do renomado artista plástico Antônio Poteiro (1925–2010). Com entrada franca e patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a mostra reúne mais de 50 obras do acervo do Instituto Antônio Poteiro, incluindo pinturas e esculturas que retratam a essência popular e mística do Cerrado brasileiro.
A abertura oficial acontece no dia 12 de agosto, às 19h, com visita guiada pelo curador Marcus de Lontra Costa. O evento também contará com a presença do filho do artista, Américo Poteiro, que ministrará uma oficina no dia 14 de agosto, e de Antônio Neto, diretor do Instituto Antônio Poteiro.
Mais notícias
6ª Feira do Cordel Brasileiro terá abertura oficial nesta quinta-feira (31/7)
Estética do artista
Com traços marcantes e paleta vibrante, o artista foi um nome de destaque nas artes visuais brasileiras, tendo sua obra reconhecida em mais de 40 países. Essas suas criações abordam temas como religiosidade popular, festividades tradicionais e a vida cotidiana, sempre com forte apelo simbólico.
Para o curador Marcus de Lontra Costa, a exposição proporciona ao público uma imersão profunda na obra do artista. “A obra de Poteiro permite múltiplas leituras, encantando pela capacidade de fundir referências culturais e produzir objetos de intensa potência estética e filosófica”, destaca.
Legado artístico de Antônio Poteiro
A exposição faz parte das comemorações do centenário do artista e dos 45 anos da CAIXA Cultural, além dos 13 anos da unidade Fortaleza. Além disso, a programação inclui ainda uma palestra especial com Marcus Lontra Costa, em data a ser divulgada.
Todas as obras em exibição na CAIXA Cultural Fortaleza pertencem ao acervo do Instituto Antônio Poteiro, fundado em 2011, com sede em Goiânia (GO), cidade onde o artista viveu a maior parte da vida e desenvolveu grande parte de sua produção.
Sobre Antônio Poteiro
Nascido em Portugal, na aldeia de Santa Cristina da Pousa, em 1925, Poteiro chegou ao Brasil ainda criança. Iniciou sua trajetória artística como ceramista e se consolidou em Goiás, onde desenvolveu um estilo inconfundível, carregado de expressividade e cultura popular. Faleceu em 2010, aos 84 anos, deixando um legado consagrado nas artes plásticas brasileiras.