La Montaña Sagrada (1973), de Alejandro Jodorowsky.
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 1 a 6 de agosto, a Mostra de Cinema Chileno, que é parte do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O Chile é o país homenageado nesta edição do festival, que a cada ano contempla com uma mostra especial a cinematografia da nação agraciada.
A Mostra de Cinema Chileno exibirá obras de dois dos maiores nomes de todos os tempos do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky, um dos cineastas vivos mais importantes da América Latina,e Raúl Ruiz, considerado o cineasta chileno mais importante da história. “Poder apresentar filmes de Alejandro Jodorowsky significa entrar no imaginário de um autor singular, que possui um universo hipnótico, permeado de símbolos, de loucura e de liberdade. Assim como Jodorowsky, Raúl Ruiz é outro gênio do cinema mundial, dono de uma linguagem única, fragmentada, com uma assinatura altamente particular. Ter algumas de suas obras em uma mostra em Fortaleza é um sonho pelo qual o Cine Ceará persegue há bastante tempo. Será uma experiência única poder assistir aos filmes desses dois mestres do cinema na tela grande”, diz Pablo Arellano, curador da mostra.
Cinema Chileno Contemporâneo – A programação contará ainda com uma mostra do Panorama Chileno Contemporâneo, destacando quatro obras de três diretoras premiadas nos mais prestigiosos festivais internacionais, como Cannes e Rotterdam. São elas, MaiteAlberdi (“As crianças”, 2016), Marcia Tambutti (“Allende, meu avô Allende”, 2015) e Dominga Sotomayor (“De quinta a domingo”, 2012, e “Mar”, 2014). Outro nome da atual cinematografia chilena presente na mostra é Ignacio Agüero. Dele será exibido “Como me dá na telha II” (2016).
Neste recorte contemporâneo será exibido também “Glória”, de SebastiánLelio, o curta “Adeus”, de Leopoldo Muñoz, e o primeiro filme de Pablo Larraín, diretor chileno mais conhecido da atualidade: “Tony Manero” (2008). Esta exibição será acompanhada daMaster Class”O Cinema de Pablo Larraín”, com Ernesto Garratt, jornalista e crítico de cinema chileno, especialista na obra de Larraín.
A Mostra de Cinema Chileno marca o início do 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, cuja abertura oficial será no dia 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz, e se estenderá até o dia 11, numa promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor,e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).