Chambinho do Acordeon, Geraldo Amâncio, Mestre Bule-Bule, Marcelo Di Holanda e Mateus Farias, Oliveira de Panelas, Daniela Campelo e Antônio Nóbrega estão entre as atrações da Feira do Cordel
A CAIXA Cultural Fortaleza será palco, entre os dias 26 de julho e 03 de agosto de 2025, da 6ª edição da Feira do Cordel Brasileiro. O evento celebra a rica tradição da literatura de cordel e suas diversas expressões artísticas. Com acesso gratuito e classificação indicativa livre, a feira oferece uma programação abrangente, que inclui shows, recitais, oficinas, palestras, exposição, além da tradicional feira de cordéis.
A Feira tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. O projeto tem como objetivo valorizar e promover o encontro entre diferentes gerações e linguagens da cultura popular nordestina. Para isso, vai reunir grandes nomes da cena cordelista, músicos e pesquisadores de várias regiões do país.
Shows
Durante os seis dias de evento, a CAIXA Cultural Fortaleza receberá uma série de apresentações musicais gratuitas no Palco do teatro. A programação inclui três shows: no sábado, 26 de julho, às 20h, será apresentado o espetáculo “Brasilidades”, com Marcelo Di Holanda e Mateus Farias. No domingo, 27 de julho, às 19h, o público poderá assistir ao show “Nos Passos do Rei Luiz”, com Chambinho do Acordeon. Já no sábado seguinte, 02 de agosto, às 20h30, o multiartista Antônio Nóbrega apresenta um recital intimista, com voz, violão e elementos da música popular nordestina. Os ingressos são gratuitos, com retirada uma hora antes de cada espetáculo.
Feira e recitais
Já no pátio externo, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, terá início às 17h. A solenidade de abertura, marcada para 31 de julho, às 17h, contará com a presença do curador Klévisson Viana, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará. A programação no local será marcada por recitais e cantorias com mestres consagrados, como Oliveira de Panelas, Zé Viola, Geraldo Amâncio, Chico Pedrosa e Bule-Bule. Haverá também aulas-espetáculo, apresentações infantis, exibição de filmes e a tradicional Feira de Cordéis, Livros, Artesanias e Gastronomia, reunindo expositores de várias regiões do país. No encerramento, no dia 03 de agosto, o destaque fica por conta do espetáculo “Alumiador – cantos para o mundo desacabar”, do Coletivo Luminô. Na sequência, tem o arrasta-pé de Daniella Campelo e do grupo Forró Como Antigamente.
Exposição, debates e lançamento de cordel
Na Sala Multiuso / Memorial Escritor Ribamar Lopes (MA) , estará a exposição “Quando o Sertão Virou Verso: Antônio Conselheiro e Canudos na Literatura de Cordel” . A visitação é a partir das 10h . O espaço ainda sediará palestras e mesas-redondas , abordando temas como tipografia popular , história de Canudos e novos diálogos na literatura de cordel . No espaço, haverá também oficinas de xilogravura com o Mestre Francorli e criação de cordel com os poetas Julie Oliveira e Rouxinol do Rinaré . O encerramento das atividades na Sala Multiuso contará com o lançamento do cordel “O Imperador Que Me Fez Imperador” , de Rodrigo Passolargo (CE) . Será no domingo, 03 de agosto, às 16h30 .
Serviço
6ª Feira do Cordel Brasileiro em Fortaleza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 26 e 27 de julho e de 31 de julho a 03 de agosto de 2025
Horários:
- Shows no Teatro: 26/07 às 20h, 27/07 às 19h e 02/08 às 20h30
- Exposição e atividades na Sala Multiuso: 31/07 a 03/08, a partir das 10h
- Feira e apresentações no pátio externo: 31/07 a 03/08, a partir das 17hIngresso: Gratuito (com distribuição uma hora antes dos espetáculos)
Informações: (85) 3453-2770 | Site da CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza