Para o presidente da CDL de Fortaleza, esse resultado também traz grandes avanços para o comércio da capital cearense
No Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2023, realizado pela Conexis Brasil Digital, Connect 5G e Teleco, Fortaleza ficou em primeiro lugar no Nordeste, subindo quatro posições em relação ao ano passado, quando chegou a ocupar a quinta colocação. Já no cenário nacional, a capital ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas de Curitiba, Uberlândia (MG) e Belo Horizonte.
O levantamento é realizado com o objetivo de identificar as cidades brasileiras com a maior oferta de serviços inteligentes. O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos a serem melhorados, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.
Para uma cidade chegar a ser considerada inteligente, é preciso ter: crescimento econômico sustentável, elevada qualidade de vida e uma boa gestão de recursos naturais. Fortaleza tem avançado e ganhado destaque entre essas categorias. A cidade que é forte em turismo, economia e visibilidade, também ostenta inovações tecnológicas.
Segundo Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, esse resultado pode impactar de forma direta – e positiva – o varejo local. “A tecnologia é uma verdadeira aliada no dia a dia do comércio, uma vez que garante assertividade, otimização do tempo e dos processos. Não por acaso, os empresários e empreendedores de Fortaleza estão sempre buscando soluções inovadoras para serem aplicadas em seus negócios. Uma cidade inteligente significa mais modernidade, e o comércio só tem a ganhar com isso”, pontua.