O Projeto Aprender Conectado acaba de atingir mais um marco para o Brasil ao levar a internet de alta velocidade para 12 mil escolas públicas espalhadas nas regiões mais remotas. São 4.148 municípios beneficiados.
“Cada etapa é mais uma vitória rumo ao objetivo de não deixar nenhum estudante brasileiro sem acesso a internet de qualidade. É uma ação que abre portas para a possibilidades de aprendizagem que só o universo digital pode proporcionar”, afirma Flávio Santos, diretor-geral da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace).
O diretor-geral da Eace destaca ainda que a entidade tem “trabalhado em ritmo acelerado para assegurar que mais e mais professores, alunos e equipes pedagógicas possam usufruir dos recursos da conectividade”. Até o final de 2024, o Aprender Conectado tinha levado a banda larga a 612 estabelecimentos públicos de ensino básico. Em menos de um ano, o crescimento foi de quase 1.900%.
Fonte: Eace
Das 12 mil escolas, 9.707 são rurais, 643 indígenas, 845 ficam em comunidades quilombolas e 805 em áreas urbanas periféricas. Do total contemplado, 8.444 receberam conexão via fibra óptica, enquanto as demais foram atendidas por satélite (2.546) ou rádio (885).
Os desafios de ordem logística demandam uma mobilização complexa e soluções diferentes para cada escola. Localidades onde não há rede de abastecimento de energia elétrica, por exemplo, requerem a instalação de placas fotovoltaicas para o aproveitamento da energia solar antes de instalar os equipamentos de conectividade. Até o momento, 1.424 estabelecimentos receberam esse tipo de suporte (12% do total). A Eace não apenas provê essa infraestrutura, mas também avalia e implementa soluções técnicas para a manutenção e a garantia de sinal de qualidade nas escolas atendidas pelo projeto.
Estratégia Nacional
Implementado em 2022, o Projeto Aprender Conectado tem por objetivo levar a internet de alta velocidade para cerca de 40 mil instituições públicas de ensino localizadas em áreas remotas e periféricas do país. Até o final de 2026, o projeto pretende beneficiar 7 milhões de estudantes do ensino básico. A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), política pública coordenada pelo Ministério das Comunicações e pelo Ministério da Educação. O objetivo é garantir internet de alta velocidade em 138 mil escolas até o fim de 2026.
MAIS NOTÍCIAS
Ceará Natal de Luz 2025 começa nesta quinta-feira com show de Jorge Vercillo
