De 20 a 26 de julho, a cidade de Viçosa do Ceará será mais uma vez palco do Festival Mi – Música na Ibiapaba, que chega à sua 20ª edição com uma programação artística diversa e gratuita. O evento é um dos principais festivais de formação musical do país e celebra duas décadas promovendo a troca de saberes entre estudantes, artistas e mestres da música.
A abertura da programação artística será no sábado (20/7), com show do pianista pernambucano Amaro Freitas, referência da música instrumental contemporânea no Brasil. Ao longo da semana, o público poderá acompanhar apresentações de artistas como Luiz Otávio (RJ), Murmurando & Adelson Viana, Marimbanda, Nonato Lima, Luiza Nobel, Coletivo Peleja Santa, Felipe Cordeiro (PA), Eliane, entre outros nomes que sobem ao Palco da Igreja Matriz.
LEIA TAMBÉM: Lançamento do 20º Festival Mi movimenta Estação das Artes neste sábado (5)
A programação se espalha também pelo Palco da Feira Mi Empreendedora e outros espaços da cidade, com atrações como Kariri Sax, Caixeiros Viajantes, DJ Priscilla Delgado e o grupo Erivan Produtos do Morro. Haverá ainda espetáculos de rua com a Companhia Itinerante de Malabares, Encontro de Bandas no Patamar da Igreja Matriz e apresentações do grupo Boêmios da Vila no Casarão dos Quincas e no Centro Histórico.
Amaro Freitas, Felipe Cordeiro e Eliane estão entre as atrações do 20º Festival Mi em Viçosa do Ceará
Formação e intercâmbio musical
Além dos shows, o Festival Mi é reconhecido por seu caráter formativo. Este ano, serão oferecidas 67 oficinas voltadas a mais de 700 alunos, selecionados entre mais de 1.100 inscritos. As aulas, ministradas por professores de todo o Brasil, acontecem em Viçosa do Ceará e também em Quixeramobim, onde a Casa de Antônio Conselheiro recebe oficinas nos dias 30 e 31 de julho.
O secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, destacou a importância do evento como uma política pública consolidada. “Há 20 anos, Viçosa do Ceará sedia uma das ações mais consistentes da Secretaria da Cultura do Estado, promovendo formação musical, circulação de artistas e valorização do turismo patrimonial e da economia criativa da região da Ibiapaba”, afirmou.
A 20ª edição também conta com parcerias que fortalecem o evento, como o Sebrae-CE, o Sesc-CE, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante, além de equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará.
Encerramento com Eliane
No sábado (26/7), quem encerra a programação é a cantora Eliane, considerada a “Rainha do Forró”, prometendo uma noite de celebração à cultura nordestina com um show especial para o público da Serra da Ibiapaba.