Os ingressos para as sessões no Cineteatro São Luiz podem ser adquiridos na Bilheteria Virtual, a partir das 9h. O link está disponível no site do festival, na aba de programação.
A 30ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema – Cine Ceará está chegando ao fim. Nesta quinta-feira, dia 10, penúltimo dia do festival, a programação começa às 9h, com exibição de três curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará, no canal do festival no Youtube. São eles: o documentário “Movimento”, de Lucas Tomaz Neves e as ficções “Plástico” de João Paulo Duarte e “Terceiro Dia” de Jéssica Queiroz. Os filmes ficarão disponíveis até o dia do encerramento do festival.
Ainda pela manhã, também pelo canal do festival no Youtube, o público poderá conferir o debate com os realizadores dos filmes exibidos no dia anterior, da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, que serão respectivamente às 9h30 sob mediação da cineasta Camila Osório e às 11h, com mediação da jornalista Neusa Barbosa.
Da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, haverá debate sobre os filmes “Nós”, “ O Barco e O Rio” e “Vista para dias nublados”. Já da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, será o “Blanco en Blanco (Branco no Branco)”, que teve estreia nacional no festival.
O debate com os realizadores segue às 14h, com a Mostra Olhar do Ceará. Sob mediação do jornalista Diego Benevides, o bate-papo será com os realizadores dos curtas-metragens “Aqui é Flamengo” e “Noite de Seresta” e do longa-metragem “Pajeú”.
Os curtas da Mostra Olhar do Ceará também estão sendo exibidos diariamente na TV Ceará. Nesta quinta-feira, às 21h, haverá exibição dos filmes “Plástico”, de João Paulo Duarte, “Cidade Pacata”, de Ezequias Andrade, “A Fome que Devora o Coração”, de Raiane Ferreira e “Cacau”, de Ton Martins.
No Cineteatro São Luiz, local da programação presencial do festival, haverá às 14h a exibição do longa-metragem da Mostra Olhar do Ceará “Rio de Vozes”, uma coprodução Bahia-Pernambuco com direção da cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret. E a noite, às 20h, o premiado “A Media Voz (A Meia Voz)”, de Patricia Pérez Fernández e Heidi Hassan, que está na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. O documentário autobiográfico é vencedor de um dos principais festivais de documentário do mundo, o IDFA, na Holanda, e que conquistou também o prêmio de melhor filme no Festival de Havana, e de direção, no Festival de Málaga.
As sessões ocorrerão seguindo todos os protocolos de biossegurança orientados pelo Governo do Estado do Ceará. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente na Bilheteria Virtual, a partir das 9h da manhã. O link poderá ser acessado através do site do festival, na aba de programação.
O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá, Esmaltec e Banco do Nordeste e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel.