Durante o feriado de Carnaval, a serra de Guaramiranga, no Ceará, volta a se transformar em um dos principais polos da música instrumental no Brasil. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026, a cidade recebe o 27º Festival Jazz & Blues, reunindo grandes nomes do jazz, blues, chorinho e ritmos afins, com toda a programação gratuita.
A expectativa é de intensa movimentação turística no município. Com população estimada em pouco mais de 5.800 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guaramiranga deverá registrar ocupação superior a 90% da sua capacidade hoteleira no período do evento. A cidade conta com cerca de 2 mil leitos formais e aproximadamente 5 mil extra-hoteleiros, entre casas de aluguel, segundas residências e imóveis em plataformas digitais, conforme dados da Secretaria de Turismo do município. A organização do festival estima um público de 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias. “Nossa expectativa de público para este ano é de 12 mil pessoas”, afirma Maria Amélia Mamede, idealizadora e diretora do Festival Jazz & Blues.
A programação reúne 26 shows, sendo 17 realizados pelo Festival Jazz & Blues e nove promovidos pela Prefeitura de Guaramiranga, em parceria com o evento, na Praça da Música. As apresentações acontecem em diferentes espaços da cidade. São eles: o Teatro Municipal, a Escadaria da Igreja Matriz, as Igrejas da Gruta e Matriz e áreas ao ar livre. Nos três primeiros dias, as atividades começam às 16h, com shows de fim de tarde na Escadaria da Igreja Matriz. Entre as atrações estão o violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik, com o espetáculo Em Cenas. Também Fauzi Beydoun, voz histórica da banda Tribo de Jah, que apresenta o projeto Bossa, Reggae & Blues. O Beto Guedes leva ao palco o show Página 43.
Às 21h, o Teatro Municipal recebe apresentações de artistas consagrados, como Rosa Passos, com o espetáculo Suíte Brasileira. A Orquestra Cabulosa, ao lado do clarinetista mineiro Caetano Brasil, indicado ao Grammy Latino e o Momi Maiga Quartet, que reúne sonoridades africanas e europeias. Na terça-feira (17), último dia do festival, os shows acontecem pela manhã, nas igrejas e na Praça do Teatro Municipal.
Além dos concertos, o Festival Jazz & Blues promove bate-papos, oficinas, lançamento de livro e ações ambientais. A programação é aberta a todas as idades, recursos de acessibilidade e sem necessidade de retirada de ingressos. O público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado.
Mais notícias
Projeto leva internet de alta velocidade a escolas rurais de Alagoas e Sergipe
