Estado já tem 659 escolas públicas atendidas pelo Aprender Conectado, que integra estratégia de universalização do acesso à internet na rede pública de ensino.
A Escola Municipal Emeif Severino Ramalho, em Alagoa Grande (PB), recebe, nesta quinta-feira (29), a visita do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, e do diretor-geral da Eace (Entidade Administradora da Conectividade das Escolas), Flávio Santos. Localizada na comunidade Vila São João, a 134 km de João Pessoa, a escola é uma das 659 que já receberam internet de alta velocidade pelo programa Aprender Conectado no estado da Paraíba.
A agenda marca o avanço da política de conectividade educacional na Paraíba, onde mais de 66.507 mil estudantes da rede pública já têm acesso à internet de qualidade nas escolas. A iniciativa é executada pela Eace e integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelos ministérios da Educação e das Comunicações, que vai levar internet de alta velocidade a 138 mil escolas públicas brasileiras. Dentro dessa estratégia, o Aprender Conectado é responsável por conectar 40 mil escolas.
Com foco em reduzir desigualdades, o programa prioriza escolas em áreas de maior isolamento digital, implantando infraestrutura de conectividade em localidades que historicamente enfrentaram ausência ou precariedade de acesso à internet. Na Paraíba, a previsão é alcançar 1.732 escolas.
O impacto se repete em escala regional. No Nordeste, o Aprender Conectado soma 7.238 escolas conectadas e 786.278 estudantes beneficiados. Em todo o Brasil, o programa já alcançou 17.640 escolas, beneficiando 1.760.514 alunos.
Com a conectividade, as escolas passam a integrar o ambiente digital às práticas pedagógicas, ampliando o acesso a plataformas educacionais, conteúdos online, ferramentas de gestão e recursos que apoiam o ensino e a aprendizagem.
