A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, neste sábado (22) e domingo (23), uma programação dedicada ao Teatro Lambe-Lambe e às artes cênicas. O Encontro de Teatro Lambe-Lambe ocupará os jardins do equipamento das 17h às 20h30, com entrada gratuita, reunindo artistas do Ceará, de outros seis estados e um convidado internacional da Argentina.
O evento apresenta uma série de espetáculos de Teatro Lambe-Lambe — formato criado no Brasil há 36 anos pelas atrizes Ismine Lima e Denise Di Santos, na Bahia. A técnica consiste em pequenas encenações realizadas dentro de caixas cenográficas, com bonecos em miniatura manipulados pelos artistas, que controlam também som e iluminação. Hoje, o formato se expandiu pelo país e pelo mundo, conquistando públicos de diversas idades. O encontro é idealizado pelo grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF) e conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Entre as atrações, o público poderá conferir mais de uma dezena de caixas cênicas, incluindo produções locais como Quem sou eu???, de Andreisson Quintela (Cia Os Tecelões/CE), Meu Ser Pulsante, de Rafaelle Aragão (Cia Polimorfia/CE), e Um canto para Belchior, de João Andirá (Teatro lambe-lambe Calango Chuvoso/CE). Participam ainda grupos e artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal e o argentino Pablo Aguiar, da Cia Alquimia Títeres, com o espetáculo El niño fantasma.
Além das caixas de Lambe-Lambe, a programação inclui apresentações de teatro de bonecos às 17h30 e shows cênico-musicais às 19h30. No sábado (22), sobem ao palco o grupo de bonecos Bricoleiros, com o espetáculo Olha o olho dos meninos, e o grupo Paiaçús, com A idade da terra. No domingo (23), a bonequeira Mestra Zilda Torres apresenta Dadá Memê, seguido do grupo Dona Zefinha, que encerra o encontro com o espetáculo musical Ch@furdo.
O evento também contará com feira de artesanato e é voltado para o público de todas as idades.
