Com acesso gratuito, a ação foi criada para fortalecer o intercâmbio cultural, com apresentação de atrações da Argentina, Espanha e Peru
O 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) expande sua programação e ultrapassa as fronteiras do estado com o “FICC em Rede”, ação que promove intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e do exterior. De 4 de novembro a 20 de dezembro, cidades do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba recebem apresentações de companhias da Argentina, Espanha e Peru, todas com acesso gratuito.
Ao todo, serão nove cidades cearenses — Fortaleza, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Tauá, Quixadá, Acopiara e Alto Santo —, além de Mossoró (RN) e Sousa (PB). A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva circense e ampliar o alcance do festival por meio de parcerias com equipamentos culturais e festivais da região.
Entre os destaques da programação estão o espetáculo “Se Desconcierta el Concierto”, da dupla Latin Duo (Argentina/Peru), que mistura palhaçaria, manipulação e música ao vivo; a apresentação da companhia itinerante Circus Family on the Road (Espanha), grupo familiar que viaja o mundo em motorhome com números de circo e humor poético; e a performance sonora “Sonora Camote”, do artista peruano Rodrigo Möller.
Para Giza Diógenes, diretora do festival, o “FICC em Rede” representa uma nova etapa de articulação cultural no país.
“As ações do FICC em Rede mostram que o festival não atua isoladamente, mas como parte de um ecossistema colaborativo de cultura, formação e difusão circense”, afirma. “É um diferencial que fortalece o intercâmbio entre artistas, gestores e pesquisadores e amplia as oportunidades de circulação das artes do circo no Brasil.”
A edição 2025 do FICC conta com parcerias do Complexo Cultural Estação das Artes, das unidades do Banco do Nordeste Cultural (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Mossoró e Sousa) e de seis festivais cearenses: Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC), Mostra de Artes de Rua de Jaguaribe, Festival Arruaça (Maracanaú), Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) e Encontro Mestres do Mundo (Quixadá).
Realizado pela Iluminura Produtora Cultural, o FICC tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei Aldir Blanc 2, e fomento da Funarte através do Programa de Apoio a Ações Continuadas 2023, do Ministério da Cultura | Governo Federal. Também conta com apoio institucional de prefeituras e equipamentos culturais em Fortaleza, Aquiraz, Paracuru e Itapipoca.
A programação completa do festival está disponível em festivaldecircoceara.com e nas redes sociais @festivalcircoceara. Todas as atividades são gratuitas.
Leia também: 11º Festival de Circo do Ceará passa por 5 cidades do estado com programação artísticas e programas de formação
