Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

8º Festival Internacional de Circo do Ceará abre inscrições para o programa de formação Luz no Picadeiro

O Programa Luz no Picadeiro, eixo de formação da 8ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), está com inscrições abertas de 08 a 21 de novembro. São sete oficinas, dois encontros e um seminário sobre assuntos relacionados ao mundo circense, que ocorrerão de 02 a 15 de dezembro em Fortaleza, Eusébio, Itapipoca e Paracuru, de forma presencial, respeitando os protocolos sanitários adotados no período. Os interessados podem se inscrever no site: www.festivaldecircoceara.com. O resultado dos participantes selecionados será divulgado no dia 26 de novembro.

A ação tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades na busca do aperfeiçoamento nas diversas técnicas circenses fortalecendo os processos de formação, produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses.

OFICINAS

Todas as oficinas contam com 20 vagas disponíveis. Em Fortaleza, a “Oficina de Bambolês – confecção e técnica intermediária e avançada” será com a artista e produtora de circo e teatro de bonecos Irlana Melo, de 02 a 04 de dezembro, das 14h às 17h, na Vila das Artes. Em Eusébio, a Associação CircoLar Sr. Juarez receberá duas oficinas do festival, que ocorrerão simultaneamente nos dias 04 e 05 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. São elas: “Oficina de Construção de Trapézio” com o malabarista e acrobata Jaderson Nobre; e “Oficina de Construção de Lira” com o acrobata especialista em ginástica de solo, Pedro Lopes.

Em Paracuru, nos dias 13 e 14 de dezembro, das 14h às 18h, acontecerá a “Oficina de Música Excêntrica” com o cantor e dramaturgo Orlângelo Leal, na sede da Banda Municipal Mestre Pixuna. Já na Sede da Escola de Música de Paracuru, de 13 a 15 de dezembro, das 14h às 18h ocorrerá a “Oficina de Palhaçaria e Formas Animadas” com o multiartista Chico Henrique.

Também de 13 a 15 de dezembro, duas oficinas serão realizadas em Itapipoca. Pela manhã, das 8h às 12h, a “Oficina de Iniciação a Perna-de-pau” com o acrobata, malabarista e equilibrista Eron Souza, na Escola Maria Magalhães. Já à tarde, das 14h às 18h, a “Oficina de Comicidade urbana – Olha o Palhaço no Meio da Rua” com o artista cênico-visual João Victor Ferreira, na Casa de Teatro Dona Zefinha.

ENCONTROS

O festival realizará dois encontros presenciais com artistas circenses. Com o tema “O ensino da palhaçaria – É possível ensinar e aprender palhaçaria? Experiências Pedagógicas: Escolas e Tradição”, o primeiro ocorrerá no dia 09 de dezembro, às 14h, com mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt e do diretor artístico do FICC, Ângelo Márcio. O evento será realizado no Teatro São José com a participação dos artistas Rafael Melo (Integrante do Grupo Desequilibradoz), Wanderson Brasil (Palhaço Baratinha), Cláudio Ivo (Multiartista), Pimenta (Palhaço), Aldrey Rocha (Fundador do K’Os Coletivo) e Richard Riguetti (diretor da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA).

“Comicidade Feminina – A mulher na palhaçaria e no humor” é o assunto do segundo encontro que ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 14h no Teatro São José. Sob mediação da atriz e bailarina Sâmia Bittencourt, a conversa contará com a participação das artistas Jordana Nascimento (Mutiartista que integra o Coletivo Bota o Teu e a Rede de Comicidade Feminina do Ceará), Maruska Ribeiro (Iluminadora cênica e integrante do Coletivo Marminina), Amanda Santos (Palhaça e integrante do Coletivo FusCirco) e Karla Karenina (atriz /humorista criadora da personagem Meirinha).

SEMINÁRIO

Entre oficinas e encontros ocorrerá de 06 a 08 de dezembro, às 14h, o IV Seminário de Artes Circenses: O lugar do circo – Memória, Economia e Desenvolvimento, no auditório da Vila das Artes. O primeiro painel “O Circo na Economia da Cultura – Contexto e Desafios” será nos dias 06 e 07, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos. O bate-papo contará com a participação de Ivânio Azevedo (Cientista Chefe da Secretaria da Cultura do Ceará), Reginaldo Aparecido Calvo (Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – APAECE), Lenildo Gomes (Diretoria de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar – IDM), Cattleya Gomes (Coordenação de Economia Criativa do SEBRAE-CE), Laizi Fracalossi (Coordenação de Economia da Cultura da Secult-CE), Luis Carlos Sabadia (presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece) e Ana Cláudia Vieira (Coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes).

“Memórias do Circo Cearense” é o tema do segundo painel, que será no dia 08, com mediação do multiartista e Commedia dell’arte, Cláudio Ivo e da professora e pesquisadora Inambê Sales. Os participantes convidados para essa discussão são: Edson Pinto Brandão (Integrante da família Brandão, principal família circense do Brasil), Francisco Edson Alves Brandão (Palhaço Consultinha), Círio Santos (Proprietário do Circo Mirtes), José de Abreu Brasil (Pimenta, o mais antigo palhaço em atividade do Ceará) e Rayara Santana (artista da família circense Santana, uma das primeiras que chegaram no Ceará).

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8º Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional da Vila das Artes, através da Escola de Circo. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. A coprodução é da Indústria da Arte. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

ATACADÃO

“Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 160 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 60 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 240 unidades de autosserviço e mais de 30 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.”

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.