O lançamento será com uma live às 20 horas no Instagram @festadosolce. O festival teve início em maio como resultado de ação da Lei Aldir Blanc.
O Festival Online Festa do Sol abre nesta quarta-feira, 7 de julho, a Vitrine de Artes Festa do Sol. São 40 participantes, dentre associações de artesãos convidadas e grupos, coletivos e artistas desta edição do evento, que agora participam expondo trabalhos de artes visuais, artesanato, música, entre outros segmentos artísticos. A Vitrine de Artes estará de forma contínua, por tempo indeterminado, no site Festa do Sol (www.festadosolce.com), visando unicamente divulgar produtos e contatos dos respectivos artistas e artesãos, para que comercializem diretamente.
Uma live sobre a Vitrine de Artes nesta quarta-feira às 20 horas no Instagram da Festa do Sol (@festadosolce) marcará a decolagem do Ônibus Espacial Festa do Sol, que representa a rota de formação e negócios criativos do festival. A live será conduzida por Beth Fernandes, coordenadora geral do festival, e terá participação de três dos 40 expositores da Vitrine: Cangaias Coletivo Teatral, representado pela atriz e produtora Gabi Gomes; Pé de Pano, com a artista Maria Castro; e Projeto CantaMina, com Jéssica Cisne.
Entre os produtos e serviços que vão ser expostos na Vitrine de Artes no site Festa do Sol: O Cangaias Coletivo Teatral expõe o catálogo (físico) comemorativo de 10 anos de trajetória do grupo. Pé de Pano, de Maria Castro, expõe caderno de bordado, caixinha de bordado e camisetas interativas. O Coletivo Toca da Matraca está na vitrine com o projeto CantaMina, de aulas de canto, voltado para mulheres. O artista visual Ricardo Campos expõe a obra “Laranja” em acrílica sobre madeia. A Associação dos Artesãos do Sítio Ipueiras, Curral Novo e Córrego das Pedras está presente com vestido longo em renda de filé e outras peças. A Associação dos artesãos de Juazeiro do Norte expõe escultura em madeira. Orlângelo Leal leva para a Vitrine o livro “Artes da Enganação”, uma coletânea de comédias teatrais de sua autoria publicada pela Casa de Teatro Dona Zefinha.
O Festival Online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Associação Movimentos, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.
ÔNIBUS ESPACIAL FESTA DO SOL
O Ônibus Espacial Festa do Sol visa colaborar para a formação dos artistas e profissionais de cultura do Ceará, bem como estimular a troca e comercialização de produtos criativos. Além da Vitrine de Artes, o Ônibus seguirá por rotas virtuais cruzando regiões do Ceará e terá Paradas Criativas com convidados em conversas relacionadas a empreendedorismo cultural, e Eclipse Criativo, com bate-papos entre artistas que vão estar no Programa Sistema Solar (categoria 3).