Os pesquisadores selecionados receberão ajuda de custo de 4 mil reais. O projeto faz parte da Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará, que é resultado da Lei Aldir Blanc no Ceará
Pesquisadores do campo da arte e da cultura no Ceará terão a oportunidade de ter suas pesquisas publicadas, por meio da Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará, que está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para o edital de chamada pública da Coleção de Saberes. Organizado pelo Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), o projeto selecionará as pesquisas do campo da arte e da cultura para publicação em formato de e-book. A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente através do formulário disponível no site da Plataforma Arte Urgente (www.arteurgente.com.br).
A Coleção de Saberes tem como objetivo identificar, reconhecer e valorizar o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam à produção de pesquisas relevantes para o campo artístico-cultural cearense. Além disso, busca estimular um elo ainda tímido na cadeia produtiva das artes no Ceará, que diz respeito à sistematização e difusão de conhecimento contemporâneo no campo cultural e artístico, especialmente a produção intelectual desenvolvida por artistas e pesquisadores.
Por isso, o projeto vai selecionar 20 pesquisas originais, devidamente concluídas, ainda não publicadas, que abordem temas relevantes para a reflexão sobre arte e cultura no estado do Ceará. Eles deverão ser relacionados às áreas das artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, teatro, literatura, música, performance, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural.
Além de teses de doutorado, o projeto também aceitará envio de pesquisas de Mestrado e trabalhos desvinculados do ambiente acadêmico. Das 20 propostas de pesquisas selecionadas, 17 serão de trabalhos acadêmicos e 03 não acadêmicos. Elas serão publicadas no formato e-book e terão uma versão em braile que ficará depositada na Biblioteca Menezes Pimentel, em Fortaleza, para acesso público. Cada pesquisador selecionado receberá uma ajuda no valor de R$ 4.000,00.
As propostas serão analisadas e selecionadas por uma Comissão de Avaliação e Seleção, criada exclusivamente para este edital, constituída por seis profissionais doutores em diferentes linguagens artísticas e áreas de conhecimento do campo da cultura. A Comissão de Avaliação e Seleção pautará sua análise, dentre outros aspectos, no ineditismo, relevância temática, consistência de percurso metodológico e conceitual das propostas.
ARTE URGENTE
A Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará é uma iniciativa que compreende um conjunto articulado de ações estratégicas que tem como foco os diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura e se sustenta em dois princípios estruturantes: apoiar e formar.
O projeto é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar; Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.