Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará é realizado de 06 a 12 em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral. Toda a programação tem acesso gratuito.
Com um espetáculo de teatro para bebês, começa em Sobral nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, a programação do 7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que teve abertura no dia 6 em Fortaleza. Ao longo de seis dias – 11 a 16 de outubro – Sobral recebe oito apresentações de cinco atrações locais e nacionais, além de quatro sessões de curtas-metragens franceses de animação, que compõem a mostra TIC na Tela.
Quem abre o TIC em Sobral é o grupo cearense Zepelim conte outra vez, no Theatro São João, com o teatro para bebês Borboletário. Destinado a crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, o espetáculo é uma narrativa sobre o nascimento e a transformação, contada a partir do jogo entre o ator, os pais e a recepção poética dos bebês. Na quarta-feira, 11, serão duas apresentações exclusivas para creches e projetos sociais, às 9h e 14h, e na quinta-feira, dia 12, às 18h, para o público em geral.
ESTREIAS – A Cia Prisma de Artes faz duas estreias nesta edição do TIC. Em Sobral, no Dia das Crianças, 12 de outubro, estreia o show musical Era Uma Vez Canta a Infância, composto de canções autorais e de domínio público, bem como pequenos contos e brincadeiras cantadas que proporcionam momentos de interação e diversão para toda a família. Na sexta-feira, dia 13, o grupo sobe ao palco do Theatro São João às 18h com a montagem teatral A menina que buscava o sol, com direção de Herê Aquino.
Do Paraná, o Festival recebe a Cia dos Palhaços com a comédia musical Concerto em Ri Maior, um divertido espetáculo que mescla música, dança, improvisação, participação da plateia e, claro, muita palhaçada. Criado em 2004, o grupo é hoje composto por Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson), Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo) e Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca). Recomendado para todas as idades, o espetáculo será apresentado no dia 13, às 19h, no Theatro São João.
A cantora, violonista e compositora Badi Assad, de São Paulo, uma das artistas mais inovadoras e singulares da música brasileira, estará em Sobral com o show musical Cantos de Casa. Transcendendo suas raízes brasileiras, ela faz uma mistura que vai desde a MPB, pop e world music, até o jazz e sons étnicos de todo o mundo. A apresentação será no domingo, dia 15, às 19h no Anfiteatro da Margem Esquerda.
O K’Os Coletivo, do Ceará, é quem encerra a programação em Sobral, onde apresenta nos dias 15 e 16 seu mais recente trabalho, Guerra de Cup&Cake, uma comédia com palhaços, destinada a público de todas as idades. No dia 15, será para o público em geral, às 18h, no Anfiteatro da Margem Esquerda. No dia 16, estará no Theatro São João, às 9h e 14h, em sessões exclusivas para escolas e projetos sociais.
TIC NA TELA
A França está presente no Festival com a Mostra TIC na Tela, exibindo curtas de animação produzidos na França. Em Sobral, a mostra acontece no dia 12 em Terrenos Novos e no distrito de Aprazível, e no dia 14 em Sumaré e no distrito de Jaibaras. Em cada local haverá duas sessões, uma às 19h, especialmente para crianças com até 6 anos, e uma às 19h40 para público acima dos 6 anos de idade.
O cinema de animação, eixo fundamental da sétima arte na França, apresenta uma pluralidade de olhares sobre a diversidade da sociedade francesa e sobre a sua História. Olhares de crianças sobre o mundo, olhares de adultos sobre a infância. São muitas as janelas sobre a França e as suas conexões com os outros continentes. São contos universais ou pequenas poesias animadas para pensar e rir.