A 7ª edição da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Cine Miau chega nesta semana a Sobral, depois de encantar o público em Fortaleza e Pacajus. De quarta a sexta-feira (20 a 22 de agosto), a programação contempla estudantes da rede pública com sessões em creches e no Theatro São João. O encerramento da programação na cidade será no sábado (23), com uma sessão ao ar livre e gratuita, aberta a toda a população, no Boulevard do Arco, onde o público será recepcionado pelo mascote da mostra, o DJ Miau. Todas as exibições contarão com fones abafadores para pessoas com hipersensibilidade sonora.
Cine Miau realiza exibição para estudantes
Na quarta-feira (20), o Cine Miau vai realizar exibição no CEI Miguel Jocélio, às 8h, 9h e 10h e no CEI Maria Lais Souza, às 13h, 14h e 15h. Para as crianças destas instituições, o Cine Miau exibirá conteúdo audiovisual da BebeLume. É uma produtora de Brasília, de Leonardo Hernandes e Clarice Cardell, que acumulava uma valiosa experiência de mais de duas décadas no teatro para bebês. Esta é a terceira edição do Cine Miau com a presença da BebeLume, garantindo um conteúdo sensível, lúdico e cuidadosamente pensado para os primeiros anos da infância.
Na quinta e sexta-feira (dias 21 e 22), duas sessões de cinema da Mostra vão acontecer no Theatro São João, às 9h e às 14h, tendo na plateia alunos de escolas públicas. Após as exibições, haverá debate sobre os filmes com os presentes.
Cine Miau realiza exibição aberta ao público
No sábado (23), o Boulevard do Arco, um dos cartões-postais de Sobral, será palco do cinema ao ar livre do Cine Miau, com programação a partir das 19h. Na ocasião, a população de Sobral vai conferir uma seleção de filmes infantis. São eles: “Olá, Verão!” (Dir: Martin Smatana e Veronika Zacharová. Animação, 11’, 2024, Livre, República Tcheca, França, Eslováquia), “A Pipa” (Dir: Martin Smatana. Animação, 13’, 2019, Livre, Eslováquia), “Capitão Tocha” (Dir: Matheus Amorim. Live action, 16’, 2022, Livre, Brasil) e “A Fadabruxa” (Dir: Cedric Igodt e David Van De Weyer. Animação, 15’, 2022, Livre, Bélgica/Bulgária). Quem dá as boas-vindas ao público é o DJ Miau, mascote oficial da mostra. Ele promete animar a criançada com música e sua presença divertida e contagiante.
Mais sessões
Depois de Sobral, o Cine Miau segue ainda este mês para Morada Nova (27 a 29). Em setembro, o projeto amplia a sua circulação e chega às seguintes cidades: João Pessoa, na Paraíba (1° a 7) e Pirapetinga, em Minas Gerais (16 a 21).
7ª EDIÇÃO DO CINE MIAU
Pela primeira vez com programação em três estados, em sua 7ª edição o Cine Miau realiza 60 sessões de cinema para crianças de todas as idades, inclusive da primeira infância (0 a 5 anos). Desse total, 52 são especiais para alunos de escolas públicas municipais e 8 abertas ao público em geral. Todas as atividades têm acesso gratuito e contam com a participação do DJ Miau.
Nesta edição a Mostra exibe 20 curtas-metragens de 12 países. Destes, dois foram escritos, gravados e produzidos por estudantes da rede pública de João Pessoa (Paraíba) e Pirapetinga (MG). Eles participaram de oficinas de cinema feitas pelo Cine Miau. Do Brasil, a Mostra conta com filmes do Ceará, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. Juntam-se a estes, nesta edição, produções e coproduções de mais 11 países: França, Eslováquia, Hungria, México, Holanda, Coreia, Portugal, Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Bulgária. São filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, fazendo valer a proposta da Mostra que é de diversificar as referências artísticas e culturais das crianças.
Confira mais notícias
Semana no Esquina Brasil/Nega Teresa tem forró, samba, pagode e stand-up