O 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece de 25 a 28 de junho no Banco do Nordeste do Passaré, em Fortaleza, vai reunir empresas produtoras, realizadores de trabalhos audiovisuais de todo o Brasil e representantes de canais e plataformas de exibição para debater sobre o mercado audiovisual, promover a troca de experiências e a geração de novos negócios. O evento é aberto ao público, mas para ter acesso é preciso efetuar o credenciamento no site do evento (www.mercadoaudiovisual.com.br).
Na abertura, dia 25, às 9h30, o evento iniciará com a palestra “Caminhos do Audiovisual Brasileiro” ministrada por Christian de Castro, diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), e por Mauro Garcia, presidente executivo da Bravi (Brasil Audiovisual Produtores Independentes), no auditório Celso Furtado, que fica no Centro de Treinamento do BNB Passaré. Na sequência, a programação segue com mesas redondas, pitchings, rodadas de negócios, workshops, master class e o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução.
A quarta edição do MAN é realizado e apresentado pelo Ministério da Cidadania – Governo Federal. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A. (ADECE), da Câmara Setorial do Audiovisual (CSA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. E o apoio cultural da Baião de Dois e Gavulino Filmes. Tem parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE) e o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
PROGRAMAÇÃO
Durante todos os dias do evento, as mesas redondas serão realizadas no miniauditório do Centro de Treinamentos do BNB Passaré. Participam representantes de canais nacionais e internacionais e produtoras de audiovisual, como: Lais Bodansky (Spcine), Ticiana Lima (Tardo Filmes), Belisário Franca (Giros Filmes), Paulo Barata (NBC Universal), entre outros. O momento contará também com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Inácio Arruda.
Sob a mediação de Alfredo Manevy, ex-presidente da Spcine e curador do evento, serão debatidas as mesas redondas sobre “Fortaleza Film Commission”, “A emergência das coproduções brasileiras regionais” e “As séries nacionais de ficção, a diversidade regional e os desafios de qualidade e público”. O tema “A importância dos canais super brasileiros: desafios e políticas públicas” será intermediado pela cineasta paraense Jorane Castro.
Os consagrados cineastas cearenses Rosemberg Cariry, Halder Gomes e Wolney Oliveira vão mediar, respectivamente, as mesas redondas sobre “Documentário para televisão: pré-requisitos e novos formatos”, “O desafio do market share para o cinema brasileiro” e “A expansão da banda larga e a distribuição de conteúdo audiovisual”. O debate sobre “O que a produção internacional busca em projetos brasileiros?” será mediado pela cineasta Margarita Hernandez. Já a temática “TVs Regionais e Produção Independente” será por Suzana Costa, presidenta da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
No segundo e terceiro dia, 26 e 27 de junho, haverá o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução, no Hotel Iate Plaza, para produtores convidados. No mesmo dia, no Centro de Treinamento do BNB Passaré, ocorrerá as rodadas de negócios exclusivas, com os projetos inscritos, que confirmaram a participação. Neste local haverá ainda, no dia 27, uma Master Class com o cineasta Victor Lopes sobre os desafios do pitching e um treinamento de pitching para os projetos selecionados nesta edição. O workshop seguirá até o dia seguinte, dia 28. Nesta data, o evento encerrará com pitching aberto, dando oportunidade para os realizadores de audiovisual ouvirem uma série de comentários construtivos sobre seu projeto de uma banca repleta de experts e buyers.