35° Cine Ceará: confira os filmes selecionados da Mostra Olhar do Ceará

A Mostra Olhar do Ceará, um dos momentos mais esperados do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, evidencia a força da produção audiovisual cearense. Em 2025, a mostra traz 14 curtas e 4 longas-metragens, selecionados por sua diversidade estética, temática e regional. As obras concorrem ao tradicional Troféu Mucuripe. A exibição gratuita será entre os dias 20 e 26 de setembro, no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza.

A Mostra Olhar do Ceará apresenta obras que transitam entre ficção, documentário, animação e formatos híbridos, retratando narrativas que vão do sertão ao litoral. O objetivo é valorizar a pluralidade de olhares que compõem o atual cenário do cinema cearense.

Longas e curtas selecionados

A Mostra Olhar do Ceará conta com os longas-metragens selecionados: “Bom fim”, de Rafael Vilarouca, um registro da tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim em Icó; “Centro ilusão”, de Pedro Diógenes, que acompanha o encontro de duas gerações de músicos. Há também, “Resumo da ópera”, de Honório Félix e Breno de Lacerda, uma ficção política e futurista; e “Verbo ser”, de Nívia Uchôa, filme que traz relatos de resistência de ativistas feministas no Cariri.

“Resumo da ópera”, de Honório Felix e Breno Lacerda. Crédito: Jamille Queiroz

Os curtas-metragens selecionados foram: “Acaso Revisitado”, de Felipe Camilo, que conduz o espectador a um monólogo sensível sobre afetos, cidades e carnavais;  “Alheio”, de Pedro Paulo Araújo, filme que investiga a metamorfose como rito de passagem; “Do lado de dentro”, de Marina Hilbert, que narra três momentos marcados por memórias dolorosas no mesmo apartamento; “Estrangeiro”, de Edigar Martins, um mergulha na cultura reggae do Ceará para falar de pertencimento e diversidade. 

Concorrem também na mostra os curtas “Faísca”, de Bárbara Matias Kariri, sobre o desaparecimento das onças em um território; “Fortaleza Liberta”, de Natália Maia e Samuel Brasileiro, que revisita o quadro que retrata a abolição na capital cearense. Também estão na competitiva, “Límite”, de Lucas Melo e Thamires Coimbra, uma ficção que intersecciona dependência química e experiências LGBTQIAPN+, passeando entre o surrealismo e terror; “Na estação das mangas, ela alimenta o bairro inteiro”, a construção de uma ficção a partir de arquivos e memórias. E o curta “Na peleja brasileira”, de Victor Furtado, que mistura humor e drama na vida de um artista de rua.

“Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinorá Melo. Crédito: divulgação

A seleção de curtas traz ainda a animação “O medo tá foda”, de Esaú Pereira; “Revoada”, dos diretores Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinorá Melo, que apresenta o voo de pássaros pintado quadro a quadro; “Secundária”, de Amanda Pontes, com reflexões de uma atriz durante um processo de seleção. Há também  “Tempo trem”, de Roberta Filizola e Guilherme C., uma animação sobre memórias e o retorno de uma locomotiva; e “Vermelho de bolinhas”, documentário de Joedson Kelvin e Renata Fortes, uma abordagem sobre a complexa construção da imagem de Benigna Cardoso, vítima de feminicídio em 1941.

Sobre o Cine Ceará

Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, quando foi lançado como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, o Cine Ceará adotou em 2006 o formato atual. Ele está voltado para a exibição de produções da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Em 2025, o festival chega em sua 35ª edição, com toda a programação gratuita. O evento vai ocupar o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, onde será exibida a mostra Olhar do Ceará. Além de mostras competitivas Olhar do Ceará, Brasileira de Curta-metragem e Ibero-americana de Longa-metragem, o festival realiza exibições especiais, mostras sociais, debates e homenagens.

Mais notícias

Oficinas de cinema de animação movimentam escolas públicas de Fortaleza e Pindoretama

Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) convida dois espetáculos nacionais para a 16ª edição

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.