O 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 04 a 11 de agosto em Fortaleza, terá em sua programação dois cursos avançados para produtores audiovisuais, “Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção” e “Formatação e Prestação de Contas / Projetos Incentivados / Leis Federais de Incentivo à Cultura”. Ambos com 12 horas/aula, os cursos serão ministrados nos dias 08 e 09 de agosto no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza. O local também é a base da organização do Festival durante todo o evento. Inscrições por meio do site do festival: www.cineceara.com.
O primeiro curso, destinado a Produtores audiovisuais (coordenadores, diretores de produção, produtores executivos etc.) com experiência ou conhecimentos básicos na área, visa apresentar de forma prática um “pensamento de produção” para séries de TV, ou seja, como preparar seu orçamento e cronograma de execução, a partir de um roteiro ou projeto. Será ministrado por Mariana Brasil, produtora executiva com mais de 24 anos de mercado. Mariana começou sua carreira na O2 Filmes e atua há mais de 14 anos com produção de séries para TV, tendo produzido mais de 30 séries para GNT, Canal Futura, Multishow e TV Cultura.
O curso de Formatação e Prestação de Contas é voltado para produtores e demais interessados em ingressar no campo da produção e gestão de projetos culturais através das leis de incentivo. Será ministrado por Antônio Leal, que atua há 25 anos no mercado audiovisual e no campo geral da produção cultural, coordenando, produzindo, assessorando e prestando consultoria a inúmeros projetos, com atuação destacada no segmento de mostras e festivais. É presidente do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros.
A realização dos cursos é do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria do Audiovisual (SAv), com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) numa ação de fomento à realização de festivais, mostras, premiações, eventos de mercado e ações de promoção e difusão da produção audiovisual nacional, em acordo de cooperação com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Ambos são pagos, com três opções de valores diferenciados, conforme o interesse ou não de hospedagem por parte do inscrito: Inscrição para o curso incluindo hospedagem em apartamento duplo; inscrição com hospedagem em apartamento single; apenas a inscrição para o curso, sem hospedagem.
O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Cineteatro São Luiz e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimento a Enel.
PROGRAMA DOS CURSOS AVANÇADOS
CURSO 1: Planejamento de Produção para séries de TV – exemplo ficção
Desenho de produção: Como iniciar o planejamento de produção a partir de um projeto, qual o escopo necessário e como será o desenho da sua produção. Diferenças entre produzir para TV e cinema;
Cronograma: Vamos apresentar como a partir da definição do escopo e do desenho da sua produção como preparamos seu cronograma;
Orçamento: Vamos apresentar como a partir do cronograma preparamos seu orçamento;
Produção geral: Vamos avaliar o projeto como um todo, considerações gerais e custo final x valores de mercado.
CURSO 2: Formatação e Prestação de Contas/Projetos Incentivados/Leis Federais de Incentivo à Cultura
Panorama da atividade cultural no Brasil;
A cultura como indicador econômico e de geração de emprego;
Passo-a-passo para a formatação de projetos;
Encaminhamento ao ministério da cultura/Ancine;
Relação como os órgãos competentes;
Benefícios fiscais em vigor/mecanismos;
Gestão do projeto;
Relatórios/prestação de contas.