Entre músicas, encontros e experiências culturais, o 27º Festival Jazz & Blues, realizado em Guaramiranga (CE) durante o Carnaval, de 14 a 17 deste mês, promove também ações formativas, entre elas, uma oficina de artesanato. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, domingo e segunda-feira, das 9h30 às 11h, acontecerá a oficina “Bordando com o Jazz”, na loja oficial do festival, localizada na praça do Teatro Municipal da cidade. A atividade é livre para todas as idades e o acesso será por ordem de chegada, até atingir a capacidade do local.
Realizada pela parceria entre o festival, a marca Suria Feito Arte e a Enredo Bordados Afetivos, a oficina propõe ao público vivenciar a criação manual com linha e agulha. Haverá um kit exclusivo temático do festival, que será bordado durante o encontro. Mais do que ensinar técnicas, a proposta é proporcionar uma experiência de desaceleração, cuidado e expressão pessoal por meio do bordado.
Para a professora e psicóloga Josy Maria Melo, a prática contribui para o relaxamento muscular e melhora das articulações, além de atuar como atividade terapêutica. “O bordado pode auxiliar na redução da ansiedade e da depressão, aumentar a concentração, fortalecer a autoestima e estimular a criatividade e a expressão”, afirma.
A iniciativa reforça a valorização do feito à mão na moda e como estilo de vida, destacando o artesanato como forma de conexão e identidade cultural na programação do festival.
Sobre Josy Maria Melo
Com formação em Sociologia e Psicologia, Josy iniciou no bordado há sete anos, primeiro como hobby e, posteriormente, transformando-o em uma atividade profissional por meio da realização de oficinas, com o propósito de difundir essa arte milenar que cresceu admirando nas mãos da mãe, da avó e das tias. Já realizou 15 oficinas, incluindo participações no Festival de Jazz e Blues, além de marcar presença em diversas feiras.
Atualmente, desenvolve um projeto familiar chamado Ateliê Fito, ao lado das filhas Naiana Evangelhista e Raquel Evangelhista, contando com o apoio do fotógrafo e cinegrafista Júlio Caezar. Paralelamente, segue atuando em sua área de formação como psicoterapeuta e neuropsicóloga, integrando sensibilidade artística e conhecimento científico em sua trajetória profissional.
Leia também | Jazz, blues e chorinho embalam o Carnaval em Guaramiranga (CE)
