Um dos maiores eventos circenses do Brasil, o Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) chega à sua 11ª edição. Com uma programação gratuita e itinerante, o evento percorre cinco cidades cearenses entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro. São elas: Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Aracati, na praia de Canoa Quebrada (14 e 15/11).
O festival reúne cerca de 100 artistas de sete países e oferece mais de 40 apresentações. A programação inclui espetáculos nacionais e internacionais, números tradicionais e contemporâneos. Além disso, há oficinas, atividades formativas e ações de valorização da cultura circense em praças públicas, centros culturais, escolas e espaços alternativos. O acesso é livre para o público de todas as idades.
Festival de Circo em Cinco cidades
Três espaços recebem a programação do Festival de Circo em Fortaleza. Começa no Centro Cultural Belchior (CCBel), na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h, com apresentação de dois espetáculos. São eles: “Marias da Terra: As Palhaças Agricultoras” (Trupe Mulheres Esperança Garcia – PI), inspirado nas mulheres do campo com histórias que celebram os saberes da terra, a cultura nordestina e a força feminina rural; e “Indomito” (Estúpida Compañía – ARG/URU), espetáculo que resgata as peculiaridades do antigo e clássico “circo freak”.
Na segunda-feira, 03 de novembro, o FICC recebe um espetáculo inteiramente em Libras, com tradução reversa para o público ouvinte. Em cena, artista surda Lyvia Cruz (CE) apresenta “A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher”, às 9h, no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Também terá apresentaão às 19h, na Escola Pública de Circo da Vila das Artes, em uma varietê especial.
Neste dia, o Vila das Artes, também receberá os espetáculos “Palhaçarabia” (Cia Lamparim de Circo e Teatro – Quixeramobim/CE), um espetáculo de variedades circenses com temática lúdica inspirada no universo árabe dos antigos circos. No local haverá também o “Enodarte” (Coletivo Quintal – Fortaleza/CE), um duo na corda lisa que explora a tessitura dos corpos, dos gestos, de tensões e silêncios; e “Solstício” (Jean Winder, AM).
Na Praça da Cultura de Aquiraz, o público confere números como “Mãeternidades” (CE), “Excêntricos” (ARG/URU), além de artistas da cidade. Em Paracuru, as apresentações serão na Praça do Farol, com destaque para a colombiana Ingrid Bogotá e a argentina Caterina Stefanoff.
Itapipoca recebe espetáculos na Casa de Teatro Dona Zefinha e na Praça da Matriz. Entre as atrações estão o Circo Metamorfose (CE) e a Trupe Graviola (COL). Já o encerramento acontece na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. No local, estão entre as apresentações a Circus Family on the Road, grupo itinerante da Espanha e Itália que viaja o mundo levando sua arte em um motorhome.
Além do palco
O festival realiza ainda projetos voltados à formação, valorização da cultura popular e fortalecimento de redes circenses. Entre eles, o Programa Luz no Picadeiro, o FICC em Rede e o Lona Aberta, que promove apresentações em circos tradicionais de lona em atividade no estado.
Serviço
11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC)
📅 De 31 de outubro a 15 de novembro de 2025
📍 Fortaleza, Aquiraz, Paracuru, Itapipoca e Aracati (Canoa Quebrada)
🎟 Entrada gratuita
🔗 Programação completa: www.festivaldecircoceara.com
📱 Instagram: @festivalcircoceara
📞 Contato: (85) 98850-0006 | (85) 99904-8082
📩 E-mail: festivaldecircoceara@gmail.com
Mais notícias