O Ceará vive um momento de intensa movimentação na área da dança, com uma agenda anual que reúne grandes festivais, circulação de artistas e ações formativas em diversos territórios. Em meio a esse cenário, Tabuleiro do Norte reafirma seu lugar como um dos polos de dança cearense e realiza, nos dias 5 e 6 de dezembro (sexta-feira e sábado), a 10ª Mostra Ciclos de Dança. O evento ocorre na Praça Manoel Guerreiro (Praça Do Gulas) a partir das 19h, com acesso gratuito e livre para todas as idades.
Realizada pela Cia de Dança Ciclos e Secretaria de Cultura de Tabuleiro do Norte, com o apoio da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, a Mostra chega à sua primeira década celebrando a trajetória de grupos, artistas e iniciativas locais que, desde a criação do evento, mantêm vivo um movimento de formação, criação e difusão da dança no Vale do Jaguaribe.
A realização se soma ao calendário estadual da dança, que em 2025, tem sido marcado por eventos, como a 15ª Bienal Internacional de Dança do Ceará em diversas cidades, e a XV Semana Dança Cariri, em Juazeiro do Norte e Crato.
Em Tabuleiro do Norte, a Mostra se consolidou como um espaço de encontro entre diferentes gerações e expressões da dança e fortalecendo a visibilidade de artistas locais. Ao completar dez anos, o evento evidencia seu papel social e cultural no município.
De Tabuleiro do Norte se apresentam Studio KS, Cia Eternos na Arte, com “Mortos na Carne”, e Cia de Dança Ciclos, com “A dança me escolheu”. Também importante polo da dança no estado, Paracuru estará presente na Mostra Ciclos de Dança com “Lagartos do Mar” e “O que você tem na cabeça”, trabalhos coreográficos apresentados pela Escola de Dança de Paracuru, e “Conexões”, do Espaço Mova-se.
Também participam desta edição, duas atrações de Fortaleza, Oré Anacã, com “Entre Penas e Contas”, e o Grupo Erison e Stéffany, com a coreografia “A última Lua”.

PROGRAMAÇÃO
Dia 05 (sexta-feira)
Abertura com Studio KS (Tabuleiro do Norte)
música Instrumental
Cia Eternos na Arte (Tabuleiro do Norte) – “Mortos na Carne”
Escola de Dança de Paracuru (Paracuru) – “Lagartos do Mar”
Espaço Mova-se (Paracuru) – “Conexões”
Escola de Dança de Paracuru (Paracuru) – “O que você tem na cabeça”
Dia 06 (sábado)
Oré Anacã (Fortaleza) – “Entre Penas e Contas”
Grupo Erison e Stéffany (Fortaleza) – “A última Lua”
Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte) – “A dança me escolheu”
