Segue até domingo, 22 de agosto, a programação de espetáculos da 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par. Com sessões às 18h e 21h, os espetáculos são transmitidos ao vivo no canal da Bienal no YouTube. No dia seguinte de cada espetáculo é disponibilizada no canal uma edição em realidade virtual.
Nesta quinta-feira, 19, mais dois espetáculos entram em cena. Começa com “Iracema”, conceito e interpretação da bailarina Rosa Primo, com direção e dramaturgia de Clarice Lima. Voltado para o público infantil, é um espetáculo que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.
Às 21h, Andreia Pires apresenta “Fortaleza 2040”, espetáculo desenvolvido no Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Alejandro Ahmed assina a orientação de dramaturgia e iluminação. Tem no elenco Andreia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix. Partindo de estudos sobre a Constituição da República Federativa do Brasil, o espetáculo é fruto da pesquisa Constituição Coreográfica Criminosa. O trabalho mostra um corpo sufocado que se movimenta de forma incessante e contundente junto a um som metálico. A “coreografia criminosa” se posiciona diante de regras de comportamento e de esquemas de ordem e de progresso levantados por meio da censura e do medo.
A programação de espetáculos da 7ª Bienal De Dança De Par Em Par teve início na sexta-feira, dia 13. Nos três primeiros dias as transmissões foram realizadas direto do Theatro José de Alencar. De segunda-feira, dia 16, até o encerramento no dia 22 as filmagens com transmissão ao vivo são realizadas no Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão, com acesso restrito aos artistas e técnicos envolvidos nas produções.
A VII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.
PROGRAMAÇÃO ATÉ DOMINGO (22)
Dia 18/08 (quarta)
18h – Alysson Amancio Cia de Dança – O cheiro da lycra
Companhia da Arte Andanças – Graça
21h – Rosa Primo – Tudo passa sobre a Terra
Dia 19/08 (quinta)
18h – Rosa Primo – Iracema
21h – Andreia Pires – Fortaleza 2040
Dia 20/08 (sexta)
18h – Edmar Cândido – Canil
21h – Zé Viana Junior – CorpoCatimbó
Dia 21/08 (sábado)
18h – Clarissa Costa e Jhon Morais – Felizes para Sempre
21h – Silvia Moura e Ricardo Guilherme – Se ela dança, eu canto
Dia 22/08 (domingo)
18h – Cia Balé Baião – Prelúdios para danças caboclas
21h – Companhia Barlavento – Corpos embarcados
Grupo Miraíra – Povoado