A programação de espetáculos de artistas e companhias cearenses da 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par segue até domingo (22/08), com sessões às 18h e 21h. As apresentações são transmitidas ao vivo no canal da Bienal no YouTube. No dia seguinte de cada espetáculo é disponibilizada no canal uma edição em realidade virtual.
Nesta sexta-feira (20), o público vai conferir às 18h, o espetáculo “Canil” do bailarino Edmar Cândido. A escrita corporal de Canil é permeada por uma sensorialidade imagética, descrita nas entrelinhas do movimento, num beco escuro à meia luz. Canil é uma proposição que integra o projeto “Um corpo sob suspeita”, idealizado no Laboratório de Dança Porto Iracema das Artes 2016.
Às 21h, Zé Viana Junior apresenta “CorpoCatimbó”. É um ritual cênico de encontro que espiraliza as presenças e nos convida a demandar nossos desejos na fumaça catimbozeira de medicina ancestral, potencializando a ciência do Catimbó no seu rito performativo de desenvolvimento artístico-espiritual. Com pesquisa, criação e performance de Zé Viana Junior, o espetáculo mestria, orientação e performance de Pai Mesquita de Ogum.
No sábado (21), a Bienal de Dança De Par Em Par leva ao palco “Felizes para Sempre”, um espetáculo cênico com técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, desenvolvido por Clarissa Costa e Jhon Morais. De forma bem-humorada, eles tecem um rico e efêmero drama inspirado nas questões relacionais do amor.
Silvia Moura e Ricardo Guilherme unem suas artes em “Se Ela Dança, Eu Canto”, que será apresentado às 21 horas. O espetáculo é cheio de improvisação a partir de pautas temáticas, letras de músicas e outros textos literários ou jornalísticos, constituindo uma obra de múltiplas possibilidades de abordagem e forma.
A programação de encerramento da Bienal, no domingo (22), começa às 18h com “Prelúdios para danças caboclas” da Cia Balé Baião. Uma “dança contemporAncestral” que evoca tempos, histórias, entidades de ontem e hoje, guerrilhas de resistência frente à tirania do domínio branco, eurocêntrico e racista. A sessão das 21h terá dois espetáculos. O primeiro é “Corpos embarcados”, com a Companhia Barlavento, fruto de um projeto de pesquisa e criação a partir das memórias do Fandango Cearense, dança dramática do ciclo marítimo, que narra, em seu enredo, as aventuras e conflitos de uma embarcação.
Na sequência, para encerrar a programação da 7ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par, o Grupo Miraíra traz para o público o espetáculo “Povoado”, composto de quadros do último espetáculo do grupo de nome “Pátria Grande”. Povoado define a aldeia, a demarcação de território, de um lugarejo para as danças populares.
A VII Bienal de Dança / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.
PROGRAMAÇÃO ATÉ DOMINGO (22)
Dia 20/08 (sexta)
18h – Edmar Cândido – Canil
21h – Zé Viana Junior – CorpoCatimbó
Dia 21/08 (sábado)
18h – Clarissa Costa e Jhon Morais – Felizes para Sempre
21h – Silvia Moura e Ricardo Guilherme – Se ela dança, eu canto
Dia 22/08 (domingo)
18h – Cia Balé Baião – Prelúdios para danças caboclas
21h – Companhia Barlavento – Corpos embarcados
Grupo Miraíra – Povoado