Festival Canto de Reis celebra 10 anos com programação em Juazeiro do Norte

Entre os dias 12 e 14 de setembro, a cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, será palco do festival “Canto de Reis – 10 anos”, que celebra os 10 anos de atuação do projeto “Canto de Reis – Educação Patrimonial do Cariri”, na valorização da cultura popular e tradicional por meio dos grupos da região e a contribuição para salvaguarda do reisado no Cariri. Com acesso gratuito, a programação conta com apresentações culturais de 16 grupos da região do Cariri e três convidados de outros estados, como Bahia e Rio de Janeiro, além de oficinas, seminários, cortejos e diversas atividades educativas gratuitas.

Para Beth Fernandes, coordenação do projeto, realizar essa edição em comemoração aos 10 anos do projeto é primeiramente um ato de resistência e incentivo para o quilombo de Juazeiro do Norte e a cultura popular do Cariri.

“O canto de Reis se consolida na região e a partir deste ano inaugura a programação cultural dentro da romaria de setembro. Já é hora de fazer o reconhecimento, por parte dos órgãos, de nosso quilombo. Já tenho mais de 30 anos de vivência nesse campo sagrado da tradição e realizar esse festival é acima de tudo, respeito pelos grupos e amor aos nossos Mestres e Mestras da Cariri”, completa. 

Canto de Reis: Cortejo, celebração e apresentações culturais

A programação inicia na sexta-feira, 12 de setembro, com a tradicional Benção dos Grupos de Reisado, às 16h, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Em seguida, um grande Cortejo da Cultura Popular vai percorrer as ruas até a Praça Padre Cícero. No local, será realizada a abertura oficial, às 18h, com o Canto das Mestras e Mestres. Haverá também uma homenagem especial homenagem à Mestra Vicença, do Reisado Cosme e Damião, de Juazeiro do Norte.

A noite segue com apresentações de grupos como a Banda Cabaçal Santo Antônio, Reisado Guerreiras de Santa Luzia e Reisado Discípulos de Mestre Pedro. O encerramento acontece com uma Celebração Festiva pelos 10 anos do Canto de Reis, às 21h30.

Mestre Aldenir, um Tesouro Vivo da Cultura Cearense. Crédito: Jarbas Oliveira.

Canto de Reis: Reisados e atrações musicais nos dias 13 e 14 de setembro

A partir das 16h de sábado (13), o Terreiro Sagrado do Reisado receberá grupos de Juazeiro do Norte – Reisado Manoel Messias (Mestra Flatenara), Reisado São Damião (Mestre Damião), Reisado São Miguel (Mestre Tarcísio), Reisado Estrela Guia (Mestra Lúcia), Reisado São Luiz (Mestre Luiz) e Coco Frei Damião (Mestra Marinês) – e o convidado Guerreiro São Jorge, da Bahia. No domingo (14), pela manhã, será realizada uma visita guiada a três locais sagrados da região: Casa do Padre Cícero, Igreja do Socorro e Horto.

À tarde, o Terreiro Sagrado volta com mais apresentações de grupos como Reisado São Francisco (Mestre Tico Barbosa), de Juazeiro do Norte; Reisado do Mestre Aldenir (Mestre Aldenir), do Crato; Reisado São Francisco (Mestre Dodô), Reisado Nossa Senhora das Dores (Mestra Aparecida), Reisado Arcanjo Gabriel (Mestre Valdir), de Juazeiro do Norte; e Reisado Decolores Dedé de Luna (Mestra Mazé), do Crato. Encerra as apresentações no Terreiro Sagrado a Folia de Reis Estrela Guia (Mestre Preto Jóia), do Rio de Janeiro.

Além disso, o festival oferece programação musical noturna no sábado e domingo, a partir das 21h.

Canto de Reis: Educação Patrimonial, oficinas e inclusão

Um dos diferenciais do projeto é o investimento em educação patrimonial. Em setembro e outubro, serão realizadas oficinas em 15 escolas da rede pública, impactando diretamente 450 estudantes da região. Essas oficinas serão ministradas por Mestres e Mestras dos grupos participantes, fortalecendo o vínculo entre tradição e juventude.

No dia 30 de setembro, o festival promove um Seminário sobre Educação Patrimonial, reunindo professores, Mestres e representantes de comunidades tradicionais. Na ocasião, será lançado o livro “Relicário de Memória – Opereta Popular Canto de Reis“, com distribuição gratuita para escolas, professores, bibliotecas e parceiros do projeto.

As atividades do Canto de Reis iniciaram ainda em agosto, no dia 26, com a realização de dois Laboratórios Criativos: de trajes, com a Mestra Mazé, e de adereços, com o Mestre Damião. Toda a programação conta com acessibilidade completa, atendendo pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva.

Mais notícias

35º Cine Ceará anuncia seleção de longas ibero-americanos e curtas brasileiros em competição

Waldonys pousa mansinho no palco do Teatro Riomar para um show intimista com muita prosa, poesia e música

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.