Coreógrafa Lēnablou ministra masterclass aberta ao público na XV Bienal Internacional de Dança do Ceará

Atividade acontece no dia 30 de outubro, no Porto Iracema das Artes. Ela apresenta a técnica guadalupense “Techni’ka”, que valoriza a improvisação e a adaptação à instabilidade.

A coreógrafa Lēnablou, de Guadalupe, ministra no dia 30 de outubro (quinta-feira) a masterclass “Techni’ka”. Aberta ao público, a formação faz parte das ações formativas da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará. A atividade acontece no Porto Iracema das Artes, das 17h às 18h30, com 25 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de chegada.

A oficina será acompanhada por músicos. Na ocasião, será apresentado aos participantes a estética da “harmonia da desordem” e do Bigidi. Essa é uma filosofia e prática de dança guadalupense que valoriza a improvisação e a capacidade de se adaptar à instabilidade.

Além da atividade aberta ao público, a Bienal realiza outras três masterclasses exclusivas para estudantes de dança. Eles são do Porto Iracema das Artes e do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC).

No dia 27 de outubro, o coreógrafo e bailarino Clébio Oliveira, potiguar radicado em Berlim, conduz o laboratório “Corpo Provisório”. Será das 10h30 às 12h30, no Porto Iracema das Artes, voltado para alunos do curso técnico em Dança.

O coletivo francês La Mangrove ministra a masterclass “Corpos e Territórios”, que propõe um percurso prático-reflexivo sobre fundamentos do candomblé e do gwo ka. A atividade será realizada no dia 30, das 10h às 12h, no ICA-UFC. Também no dia 31, das 16h às 17h30, no Porto Iracema das Artes.

Encerrando a programação formativa, a renomada coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, referência mundial da dança africana contemporânea, ministra a masterclass “Técnica Acogny”. Será no dia 31, das 11h às 13h, no ICA-UFC. A realização faz parte da Temporada França-Brasil / CAIS, em parceria com o Curso de Dança da UFC e o Centro Cultural Banco do Nordeste.

XV Bienal Internacional de Dança do Ceará

Esta edição da Bienal é composta por quatro “estações” realizadas em diferentes continentes. O evento iniciou-se em maio, com etapas em Cabo Verde e Portugal, seguidas da Estação França, em setembro, e agora chega ao Brasil.

A Estação Brasil acontece de 24 de outubro a 1º de novembro, com uma programação que percorre oito cidades cearenses. São mais de 45 apresentações de 30 espetáculos, com artistas do Ceará, de outros estados e de países como Cabo Verde, Portugal e França.

Em Fortaleza, as apresentações seguem até 1º de novembro. Paracuru recebe o evento nos dias 24 e 25. Em Trairi, nos dias 27 e 28. Baturité e Guaramiranga, nos dias 29 e 30. Em Itapipoca, de 30 de outubro a 1º de novembro. Já Pacatuba e Pacajus, nos dias 31 e 1º.

A programação completa está disponível em: www.bienaldedanca.com.

Mais notícias

Edutec 2025 reúne educadores para debater o futuro da educação na era da Inteligência Artificial

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Dégagé Comunicação.