Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Com webinars focados na educação o Festival TIC reafirma seu papel de aproximá-la cada vez mais da cultura infância

Depois da live de lançamento, realizada no dia 12 de outubro, o 10º TIC volta de 16 de novembro a 20 de dezembro com webinars, adaptações de espetáculos teatrais para versões virtuais para o Youtube e para sessões online exclusivas para escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu

A 10ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que acontecerá de 16 de novembro a 06 de dezembro em formato virtual, abre a programação com o seminário virtual Cultura, Arte e Educação com a presença de especialistas de renome nacional. Serão cinco webinars gratuitos transmitidos ao vivo, de 16 a 20 de novembro, às 14h, pelo canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Para participar, basta realizar a inscrição no site https://festivaltic.com.br/inscricao/. O festival concederá certificado aos participantes.

O Teatro e a Escola

Destinada a educadores e artistas para orientá-los sobre o papel da arte e da cultura na formação das crianças, a série de webinars começa na segunda-feira, dia 16, com o tema “O Teatro e a Escola”, com uma das pesquisadoras pioneiras em Pedagogia do Teatro, Ingrid Dormien Koudela, doutora em Artes Cênicas e professora da USP. A palestrante abordará como a capacidade de representação dramática está presente tanto nos jogos de faz-de-conta, quanto em espetáculos de teatro representado por atores profissionais, assumindo diferentes formas que se desenvolvem através de um processo evolutivo e construtivo, da criança até o artista adulto.

Criança, natureza e cultura infantil

No dia seguinte, dia 17, a pesquisadora Lydia Hortélio vai ministrar o webinar “Criança, natureza, cultura infantil”. Com pesquisa em temas como “Cultura da Criança”, “Música Tradicional da Infância” e “Educação através da Cultura”, a palestrante conta que a Cultura Infantil é tecida na interação da criança consigo mesma, com as outras crianças e com o mundo.

“A cultura infantil é única e una em cada gesto, e a criança, infante que é de sua espécie, necessita, como todas as outras, do espaço natural para exercer movimento próprio e inaugurar com vigor e alegria seus talentos infinitos. A natureza é o espaço primordial portador da vida, com suas múltiplas dimensões e desafios”, diz Lydia Hortélio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Dançando na escola

Na quarta-feira, dia 18, Isabel Marques, coreógrafa, doutora em Educação (USP – 1996) e mestre em Dança (MA in Dance Studies, hoje Trinity Laban, 1989), abordará o tema “Dançando na escola”. No webinar, falará sobre a dança nas escolas em tempos e espaços inesperados e incertos, abordando a questão da pandemia da covid-19, as apresentações em telas e os corpos atravessados pela dança.

Arte para a primeira infância na educação

No dia 19, o webinar “Arte para a primeira infância na educação” será com Paulo Fochi, especialista em educação infantil. Ele tratará sobre quando bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas tem acesso às mais diversas formas de intervenção cultural, criam-se outros modos de subjetivação e, portanto, outros modos de estar no mundo. Paulo é doutor em educação e um dos redatores da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC).

Relações étnico-raciais na educação

O Seminário Virtual Cultura, Arte e Educação encerra na sexta-feira, dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, com o tema “Relações étnico-raciais na educação”, que será ministrado pela pedagoga, mestra em Educação e especialista em questões de gênero e étnico-raciais, Clélia Rosa. Serão abordados diferentes aspectos da cultura, arte e educação relacionados às culturas africanas e afro-brasileiras e à ressignificação do papel do negro na construção da cultura e do Brasil, entendendo as crianças como produtoras de culturas, que criam seus códigos e ressignificam o que já existe.

Live com adaptações de espetáculos teatrais para as telas

Após a semana de webinars, o TIC realizará no sábado (21/11) a sua segunda live com espetáculo de teatro de animação, contação de histórias, oficina de brinquedos reciclados e muita música. Além disso, vai lançar seis espetáculos teatrais adaptados para as telas, que marcaram a história do festival. Esses espetáculos serão exibidos no canal do Youtube da Invento Produções Culturais e ficarão disponíveis de 21 de novembro a 06 de dezembro. Os mesmos espetáculos também serão exibidos em sessões virtuais exclusivas para estudantes de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, de 23 de novembro a 04 de dezembro, em transmissões com interação ao vivo dos personagens com os alunos. Toda a programação do festival contará com intérprete de Libras.

Carbono zero

Nesta edição, o TIC abraça a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O festival junto a consultoria Dialogus, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Ceará, está calculando a emissão de CO² emitido pelo projeto e visa neutralizar esse impacto na natureza. Para isso, o TIC vai realizar plantações de mudas junto a organizações sociais, que cuidam do meio-ambiente aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este ano, o evento será livre de carbono.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

PALESTRANTES

Ingrid Dormien Koudela é uma das professoras pioneiras em Pedagogia do Teatro, sendo iniciadora de pesquisas com este enfoque na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora Sênior, Ingrid é docente na pós-graduação da ECA/USP, com Bolsa de Produtividade de Pesquisa pelo CNPq, em nível 1ª, possui publicações, que incluem jogos teatrais, uma abordagem teórico-prática, realizada a partir das propostas de Viola Spolin, através do qual explora suas relações com Piaget e Vygotsky.

A pesquisadora e palestrante Lydia Hortélio tem formação em Música (Piano, Educação Musical, Etnomusicologia), com estudos de pós-graduação no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça. Realiza pesquisa e documentação de Cultura da Criança, Música Tradicional da Infância, Cultura Popular e Educação através da Cultura. É autora dos livros “Uma experiência em Educação” e “O Presépio ou o Baile de Deus Menino” e dos CDs “Abra a Roda” e “tin dô lê lê”. Em 2009, recebeu o prêmio Honra ao Mérito Cultural, do Ministério da Cultura e em 2019 foi homenageada no projeto Ocupação, do Itaú Cultural.

Isabel Marques é formada em Pedagogia (1987) e doutora em Educação (1996) pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Dança pelo Laban Centre (Atual Trinity Laban/ 1989). Atua e pesquisa nas áreas de dança, ensino de dança, interatividade, currículo, pedagogia crítica, formação docente. É autora dos livros “Linguagem da Dança: Arte e Ensino” (Digitexto, finalista Prêmio Jabuti 2011), “Interações: criança, dança, escola” (Blucher, indicação Prêmio Jabuti 2012), “Arte em Questões”, com Fábio Brazil (Cortez, 2a. Ed, finalista Prêmio Jabuti 2012). Em 1997, foi assessora do MEC na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da UNESCO, na gestão do Paulo Freire, entre 1991 e 1993, em documento para América Latina, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Paulo Fochi é doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona (UB). É mestre em Educação com linha de estudos sobre infância (UFRGS), especialista em Educação Infantil (Unisinos) e em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e é licenciado em Pedagogia (Unopar). Paulo é membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group – SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association – EECERA). Coordena o Observatório da Cultura Infantil (OBECI) e foi um dos quatro consultores e redatores do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC).

A pedagoga e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Clélia Rosa, tem seu trabalho centrado na construção de metodologias de promoção da igualdade racial. É cocriadora do Nana Maternidade Preta e cocriadora do Coletivo Luderê Afro Lúdico. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Culturas Infantis, Formação de Professoras e Professores, Relações Raciais e Metodologias de Promoção da Igualdade Racial.

PROGRAMAÇÃO

Webinars: De 16 a 20/11 às 14h.

Dia 16 – O teatro e a escola

Com Ingrid Koutela, doutora em Artes Cênicas, professora da USP e pesquisadora pioneira em Pedagogia do Teatro.

Dia 17 – Criança, natureza, cultura infantil

Com Lydia Hortelio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Dia 18 – Dançando na escola

Com Isabel Marques, coreógrafa, pedagoga, mestra em Dança e doutora em Educação.

Dia 19 – Arte para a primeira infância na educação

Com Paulo Fochi, doutor em educação e um dos redatores da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC)

Dia 20 – Relações étnico-raciais na educação

Com Clélia Rosa, pedagoga, mestra em Educação, especialista em questões de gênero e étnico-raciais.

Canal do Youtube da Invento Produções Culturais: youtube.com/InventoProduçõesCulturais.  

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.