A Associação Cultural Cine Ceará, realizadora do Festival Ibero-americano de Cinema – Cine Ceará, abre o calendário 2021 de atividades com o ciclo de formação público e gratuito “A Arte de Produzir e Vender Filmes”. São cursos livres para o público em geral e assessoria personalizada para projetos cinematográficos. Os interessados devem se inscrever para participar do processo seletivo, preenchendo o formulário no site www.produzirevenderfilmes.com.br entre 29 de março e 12 de abril.
Conduzidas por renomados profissionais de diferentes ramos do audiovisual, as atividades vão acontecer de maio a julho, somando 294 horas/aula entre oficinas e assessoria a projetos. Toda a programação será online, através da plataforma Zoom Meetings. Podem participar profissionais residentes no Ceará ou interessados em atuar no mercado audiovisual do Estado. A lista com os selecionados será divulgada no dia 29 de abril.
O ciclo de formação “Arte de Produzir e Vender Filmes” é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, em parceria com o Mercado Audiovisual do Nordeste e conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, através do XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo.
Cursos livres de formação para público em geral sem projeto audiovisual
São três cursos livres com 30 vagas cada, com os seguintes temas: Literatura, cinema e suas adaptações, ministrada por Filippo Pitanga (3 a 14/05); Audiovisual, o ambiente regulatório, o direito de autor e fomento, atividade conduzida por Marcos Pieri e Clélia Bessa (17/05 a 11/06); e Assessoria de imprensa para o mercado audiovisual, com Anna Luiza Miller (14 a 18/06).
Assessoria personalizada de projetos cinematográficos
Oficinas, consultorias e pitching vão compor a assessoria personalizada de 20 projetos cinematográficos selecionados nos gêneros de animação, documentário ou ficção. Para estes, serão realizadas inicialmente quatro oficinas: Da escaleta ao roteiro cinematográfico, conduzida por Fernando Mozart e Roberta Miller (03 a 18/05); Direção cinematográfica, com Vicente Ferraz e Daniel Garcia (03 a 28/05); Produção cinematográfica de longas-metragens, com Leonardo Mecchi e Paula Pricas (19/05 a 07/06); e Co-produção internacional de longas-metragens, oficina ministrada por Isabel Martinez e Leonardo Mechi (07/06 a 01/07).
Após a conclusão destas oficinas, serão realizadas as consultorias de acordo com o gênero do projeto. Para os projetos de animação a consultora será Vanessa Fort; Vicente Ferraz prestará consultoria aos projetos de documentário; e para os trabalhos de ficção, o ministrante será Marton Olympio. Essas atividades acontecerão até o dia 10 de julho.
Concluindo a formação, de 12 a 31 de julho o diretor, roteirista e professor de cinema e TV Victor Lopes vai orientar os 20 realizadores a participar de pitching, que é a apresentação de projeto para possíveis exibidores (players). Será uma assessoria de forma personalizada, destacando os pontos fortes de cada projeto e seus respectivos argumentos de venda.