Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Últimos dias da 13ª Bienal Internacional de Dança do Ceará tem espetáculos gratuitos em Fortaleza, Itapipoca e Trairi

Com 25 trabalhos artísticos diferentes, somando 38 apresentações de 19 atrações locais, nacionais e internacionais, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, iniciada no dia 9 de dezembro, encerra a 13ª edição neste fim de semana, com programação em Fortaleza e Itapipoca até sábado (18) e em Trairi no domingo (19). Os ingressos para as apresentações em Fortaleza devem ser retirados no site Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca. Toda a programação tem acesso gratuito.

EM FORTALEZA

Nesta quinta-feira (16), Silvia Moura, uma artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento, faz mais duas sessões de “Casa, Corpo, Mulher, Árvore” (2021), uma ação de resistência neste momento em que a sociedade em meio a inúmeras mortes, medos, incertezas e o escancaramento das desigualdades sociais, tem/teve na arte, em alguma medida, uma parceira para suportar os dias. As apresentações acontecem na residência da artista, às 18h e às 19h.

Também nesta quinta, às 20h, no Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), equipamento da Secult-CE gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o bailarino e coreógrafo cearense João Paulo Lima, que se autodenomina como “corpo DEF”, apresenta “Devotees” (2021), seu novo trabalho. Esta é uma ação conjunta da Bienal com o Centro Dragão do Mar, por meio da mostra Cena 21.

Na sexta-feira (17), às 19h, a Vila das Artes e a bailarina e coreógrafa Clarice Lima apresentam “Jardim Fantástico” (2021), dança de finalização do sexto ano da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. É um trabalho que aproxima o universo fantástico do cinético como forma de celebração da dança, do movimento, da energia e da dedicação de cada uma das formandas e formandos. A apresentação será no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão, também equipamento da Secult-CE gerido em parceria com o IDM.

Às 20h, no mesmo local, como resultado de uma das ações dos Percursos de Criação, que nesta edição agrega à formação na dança a consciência ecológica e a sustentabilidade, a Bienal de Dança apresenta “Planeta”, dirigido por Andréia Pires. Em cena, os bailarinos Isaac Pereira, Kaio Albuquerque e Thácila Soares.

No sábado (18), a programação da Bienal em Fortaleza termina no Teatro B. de Paiva com dois espetáculos. Às 17h, a Cia. Acaso entra em cena com o solo “Ritos de Passagem” (2021), apresentado por Rafael Abreu, diretor, intérprete-criador e cenógrafo do espetáculo. Às 19h, Maria Epinefrina e Wellington Fonseca apresentam “Saori e Anahí” (2021), espetáculo voltado para o público infanto-juvenil, com dramaturgia de Clarice Lima construído a partir do universo imagético e das lógicas internacionais presentes no ambiente dos videogames.

EM ITAPIPOCA

Gerson Moreno, diretor da Cia Balé Baião, lança nesta quinta-feira (16) o livro “Minha política é a dança que gero no mundo”. Será às 19h na Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa.

Na sexta-feira (17) a Bienal de Dança estará na Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz), a partir das 20h com dois espetáculos. Começa com a adaptação de “My (Petit) Pogo”, obra de maior circulação na França da Cie. R.A.M.a., do coreógrafo Fabrice Ramalingom. A remontagem com bailarinos do Ceará, fruto de intercâmbio com a Carnaúba Criações, é uma parceria entre a Bienal e o Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife. Foi realizada com a direção online do coreógrafo francês, que contou com a assistência de direção presencial da cearense Clarice Lima. Nesta obra, o coreógrafo propõe a integração do conceito de acessibilidade com a própria dança, onde os bailarinos desenvolvem movimentos da Libras como linguagem coreográfica.

Na sequência, às 21h, a Paracuru Cia de Dança apresenta “Inventário de Belezas” (2021), uma criação do coreógrafo convidado Luiz Fernando Bongiovanni, com direção de Flávio Sampaio.  Esta é uma coprodução da Bienal que estreou em agosto de forma online na Bienal De Par Em Par e agora, na 13ª Bienal de Dança, é apresentada presencialmente. Usando a acessibilidade como elemento de criação, o espetáculo aborda o autismo, a partir da vivência de uma das bailarinas com o filho, pessoa com transtorno do espectro autista (TEA).

No sábado (18), também na Praça da Matriz, o encerramento da Bienal em Itapipoca será com “Dançar Paulo Freire” (2021), novo espetáculo da Cia Balé Baião, que teve sua estreia na Bienal na última segunda-feira em Fortaleza. Com direção de Gerson Moreno, a companhia de dança cearense revela Paulo Freire presente, vivo e incorporado nas oraliDanças da Balé Baião, nas corporalidades rebeldes, teimosas e propositivas que convocam para os verbos “esperançar” e interferir no mundo, com boniteza, coragem e amorosidade. Em seguida, a Arreios Cia De Dança, de Trairi, apresenta “CorpoMar” (2021), seu novo trabalho, e a Cia Ikannús de Danças Urbanas traz à Bienal “É Pra Você Meu Preto” (2021).

EM TRAIRI

A Bienal Internacional de Dança do Ceará encerra a 13ª edição com programação em Trairi, praia do litoral Oeste cearense, com espetáculos neste domingo (19), a partir das 19h, na Praça da Justiça. O público poderá conferir “CorpoMar”, com a Arreios Cia De Dança, “Dançar Paulo Freire”, com a Cia. Balé Baião, e “Praia das Almas” (2016), com a Paracuru Cia. de Dança. Com direção artística de Flávio Sampaio, este espetáculo é uma criação do pernambucano Jorge Garcia, um dos mais conceituados coreógrafos brasileiros da atualidade. O coreógrafo e bailarino foi um dos homenageados na noite de abertura desta edição em Fortaleza.

A XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual, e Enel. Apoio: Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Pro Helvetia. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Realização: Indústria da Dança e Proarte. Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e prefeituras municipais de Paracuru, Itapipoca e Trairi. Agradecimento: Enel.

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.