Tanto pelo constante crescimento mundial enquanto gênero artístico, quanto pela especificação técnica que o setor vem promovendo no Brasil, a animação ganhou um espaço essencial de identificação na cultura brasileira. Os desenhos nacionais que eram exibidos nos canais abertos formaram uma plateia que hoje amplifica a animação para além do objetivo infanto-juvenil, e das plataformas Cinema e TV. É nesse cenário de expansão que o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web surge para exibir, debater e promover a produção que vem sendo realizadas nessas plataformas.
Até o dia 20 de abril, estão abertas as inscrições de curtas-metragens brasileiros. para o evento que acontecerá em Fortaleza, Ceará. Podem ser inscritos filmes brasileiros com duração de até 25 minutos, realizados a partir de janeiro de 2017. No site www.animafestival.com.br estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrições, que são gratuitas e somente online. Não há limite para o número de filmes concorrentes de cada participante.
Ao promover mostras competitiva e informativas, workshops e mesas redondas, o festival não busca somente exibir trabalhos finalizados, mas também discutir suas produções sob perspectivas de mercado, de público e de valorização da linguagem como uma expressão única e tão fértil quanto a imaginação. Dos filmes e games feitos artesanalmente em 2D às animações totalmente integradas com os benefícios da tecnologia, a animação se permite ganhar diferentes espaços de diálogos.
Entre os dias 23 e 26 de maio, o 1º Anima Ceará vem como ferramenta de identificação e aprendizagem, atraindo para o debate de espectadores e entusiastas à diversos profissionais da área: realizadores, quadrinistas, designers, desenvolvedores de games, web e aplicativos móveis, além de convidar agências de publicidade, emissoras e produtoras de TV para a ultrapassar novas fronteiras de realização.
O 1º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, com Patrocínio VIP do Beach Park Studios e Apoio Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Secretaria da Cultura (qual texto completo da lei). Em Parceria com Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Agradecimento: Enel Ceará.