Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Festival Nordestino de Teatro (FNT) realiza Edição Especial 30 anos

Há 30 anos, em 1993, começou a trajetória de um dos mais relevantes projetos culturais das artes cênicas, envolvendo o Ceará e estados vizinhos: o FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Nasceu em uma realidade que para muitos seria inviável, visto que 90% da população adulta da cidade no início da década de 1990 estava na sombra do analfabetismo. Mas a arte em Guaramiranga tinha base sólida, firmada por mestras e mestres da tradição cênica, que inspiraram as primeiras manifestações teatrais, os dramas, e o surgimento do grupo de teatro Cangalha, que principiou o movimento de onde surgiria o FNT.

Para marcar a data e ensaiar futuros para o festival diante de tantos desafios no meio do caminho, de 15 a 18 de novembro acontece o FNT Edição Especial 30 anos. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival terá atividades em locais diversos, como a praça e o hall do Teatro Municipal, a sede e a praça da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a Av. Vicente Soares, que é o acesso ao Conjunto Frei Domingos, as ruas de Guaramiranga e o Odilon Bar.

Com o forte envolvimento da população desde os seus primeiros anos, artistas, grupos, coletivos, pesquisadores, estudantes e professores do Nordeste e de outras regiões se encontram anualmente na cidade serrana do Ceará, vivenciando uma verdadeira imersão na arte teatral, com exibição, fruição, pensamento, conhecimento e reflexão, que, entre muitos resultados, articulam e influenciam políticas de formação, difusão e circulação teatral.

AS MOSTRAS

Realizadora do festival, a AGUA preparou esta edição especial do FNT como uma reverência a todas as forças que moveram sua criação e como gratidão à trajetória percorrida. É uma programação que festeja o teatro popular dos reisados, as cenas curtas aprendidas com os dramas, a magia do espetáculo improvisado vivido no Cangalha e outras tantas maravilhas da arte teatral descortinadas desde a edição número um.

PROGRAMAÇÃO

O FNT Edição Especial 30 anos terá quatro dias de atividades a partir das 10h da manhã até o final da noite, com mostras de teatro, oficinas, debates e música. A Cerimônia de Abertura será à noite na Praça do Teatro, mas desde cedo tem arte na cidade. Para o público infantil, a mostra FNT para Crianças dá as boas-vindas no dia 15 com o Festejo dos 30 anos do FNT, no Palco da Vicente Soares, local que receberá o público infantil nos outros dias com oficinas circenses e espetáculos.

A Mostra Cenas Germinantes nasce nesta edição com o propósito de dar uma contribuição simbólica ao futuro do teatro cearense, favorecendo o debate estético-político acerca do futuro de nossa produção teatral apoiando processos de montagem de espetáculos propostos por coletivos e/ou encenadores cearenses. Estão na mostra o Coletivo Paralelo, de Maracanaú (“Volare: De Brasil Para El Mundo”); Cia Curral de Pedras, de Quixadá (“Olho D’água”); Coletivo Flecha Lançada Arte, de Crato (“Coragem – Somos Vozes dos Nossos Ancestrais”); intérpretes Isadora Ravena e Georgia Vitrilis (“Inferno”), Teatro Máquina (“Movediça”) e Trama de Gato (“Gato Preto”), de Fortaleza. Nas manhãs seguintes às apresentações, os trabalhos apresentados serão temas dos Diálogos Germinantes, na sede da AGUA. A curadoria desta nova mostra é de Gyl Giffony, que no dia 17, também na sede da AGUA, lança o livro “O lugar invocado: teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina”.

A tradicional Mostra Palco Ceará terá espetáculos selecionados dos grupos Trupe ‘Caba de Chegar (“A fábula do Monturo Velho”), Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos (“Pas de temps”) e Grupo Evan Teixeira (“O bode quer”), de Fortaleza; Circo Muamba, de Aracati (“Bafafá” e “Tudo junto e misturado”); Coletivo Bota o Teu, de Maracanaú (“Sarau bota o teu”); e, como convidada, a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré (“Pequeno show de horrores para sustos medonhos” e “Laborioso contato – um palhaço anuncia o fim do mundo”). A curadoria tem a assinatura das atrizes e pesquisadoras Dane de Jade e Rejane Reinaldo e do jornalista e professor Magela Lima, que nesta edição conduz a Oficina de Crítica Teatral, que é uma atividade formativa da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT).

Tem mais espetáculos no festival. A Turma 3 da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT Maciço) apresenta “Corri longe demais para chegar em casa”, resultado do processo formativo do Projeto Escolas da AGUA – Música Teatro e Comunicação, que conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Na Cena Plural, tem música (Forró na Feira com Bya Dançarina, de Baturité), performance em Libras com o professor de libras, ator performer e mímico Lauro Neto (“De Charlie Chaplin a Lampião”) e o artista mágico e mentalista surdo Lucas Dias Ferreira (“O Mentalista Surdo”), e tem teatro com o convidado Teatro Brincante, de Pentecoste (“Cinderela: A história que sua mãe não contou”). A tradicional mostra Música no FNT acontecerá nas quatro noites, com artistas de Guaramiranga, Baturité, Redenção e Fortaleza, no Palco da Vicente Soares e no Odilon Bar.

Para o público da cidade e visitantes, o sábado de encerramento do festival terá Cortejo de Guaramiranga e Intervenções Circenses nas ruas da cidade, Solenidade de Encerramento na Praça do Teatro com homenagens do FNT e apresentação do grupo de tradições “Arte, Cultura e Memória”. Como espetáculo de encerramento, o grupo Dona Zefinha apresenta o show “Invocado que só”, com a participação do Mestre Vicente Chagas.

 

ENSAIOS DE FUTUROS – POLÍTICAS PARA TEATRO

Para a AGUA, esta edição especial de 30 anos levanta algumas questões: Reconhecemos os municípios como base da vida cultural e ambiente de nascimento das manifestações artísticas. Assim sendo, como a Política Nacional Aldir Blanc pode ser mecanismo de fortalecimento de grupos, coletivos, equipamentos e eventos teatrais nos municípios do Ceará?; Dada a realidade da Política Nacional Aldir Blanc, como organizar, ampliar, fortalecer sistemas de participação e governança que favoreçam o desenvolvimento do Teatro em nosso país, a partir das Políticas Culturais gerenciadas pelos Estados?; Ainda sob impactos da Pandemia Covid-19, o que podemos comemorar enquanto ações efetivas e eficazes para a retomada do Teatro em todo seu sistema de criação, produção, circulação e difusão?; Vivendo um tempo de crises humanitárias, guerras culturais, emergência climática no contraponto de potências criativas das novas gerações, de inovação das tecnologias e de ampliação das lutas por direitos humanos, o que esperamos do futuro do Teatro?

Este questionamento vai nortear, no dia 16, uma das ações mais enriquecedoras do festival, o Ciclo de Debates do FNT, que terá como tema “Ensaios de futuros – políticas para Teatro”, reunindo representantes de instituições públicas, organizações do terceiro setor, redes, fóruns e iniciativas privadas em torno da partilha de práticas bem-sucedidas e para apreciação de propostas em curso que possam servir de base para o exercício de festejar 30 anos do festival pensando sobre o futuro do Teatro.

 

QUEM FAZ O FNT

Completar 30 anos de FNT não é um mérito que se possa atribuir unicamente à Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, instituição fundada um ano antes da criação do festival. Dois importantes parceiros acompanham o projeto anualmente, viabilizando sua continuidade. Um desses parceiros é o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE). É o grande apoiador do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, estando presente desde a primeira edição.

Dentre as 29 edições do FNT – em 2022 foi realizada a 28ª – a Enel Ceará está presente em 27 delas, apoiando o projeto por meio de Leis de Incentivo Fiscal. Sem esta parceria o FNT não teria alcançado o respeito e a representatividade que tem em todo o Nordeste e a visibilidade que conquistou.

O FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

 

SERVIÇO

FNT – Edição Especial 30 anos – De 15 a 18 de novembro de 2023 em Guaramiranga, Ceará. Informações no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Uncategorized

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.