Crianças e jovens da rede pública de ensino que fazem parte do projeto Escola de Música de Sobral – Maestro José Wilson Brasil apresentam um recital especial de instrumentos de teclas, como piano e teclado, nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, na Casa da Cultura (sala Cinema Falb Rangel). A apresentação é resultado do trabalho de formação musical dos estudantes do último semestre e traz um repertório variado, que passeia por diversos ritmos nacionais e internacionais.
Já na sexta-feira (14), às 19h, será a vez dos alunos de instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes, trompetes, trombones, saxofones, saxofones, lombardini e tuba animarem a noite dos sobralenses no Theatro São João. Os recitais fazem parte da programação especial de fim de ano e celebram os 21 anos de existência da Escola de Música de Sobral.
De acordo com o diretor do projeto, o regente e professor Diego Melo, além de incentivar o exercício da cidadania e o resgate de valores, o trabalho desenvolvido na instituição é também uma ferramenta de inclusão de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. “Nós estamos criando uma profissão para uma parcela da população que nem sempre tem acesso às mesmas oportunidades. Prova disso é que a maioria dos 20 professores que temos aqui são ex-alunos nossos. Eu mesmo sou um dos frutos da escola e tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória”, explica.
SE LIGA
Hoje, o equipamento oferece aulas gratuitas de musicalização infantil e de instrumentos de sopro, teclas, cordas dedilhadas e friccionadas, canto/coral, bateria e percussão para cerca de 650 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Sobral, distritos e toda a Região Norte, por semestre.
A programação de recitais especiais é uma realização da Prefeitura de Sobral, através do Instituto Ecoa e da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).